Jangadeiros cearenses chegam ao Rio de Janeiro para festejar o Centenário da Independência do Brasil

Jangadeiros cearenses chegam ao Rio de Janeiro para festejar o Centenário da Independência do Brasil

Correio do Povo do dia 14 de setembro de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada de jangadeiros de Alagoas á Guanabara para o Centenário.

publicidade

O Centenario da independencia - Chegaram á Guanabara os jangadeiros de varios pontos da costa brasileira, dirigem-se para ali outras nove pequenas embarcações. 

Rio, 12 - Chegaram hoje, como eram esperados, os pescadores cearenses que empreeenderam viagem em jangadas para esta capital. Foi esperal-os fora da barra uma flotilha de pequenas embarcações, comboiadas pelo cruzador “José Bonifacio”. Os marinheirios das duas jangadas, denominados “Ypiranga” e “Justiniano Serpa”, estão recebendo grandes homenagens de sympathia. Os denodados jangadeiros irão tomar parte nos festejos nauticos da Exposição e farão coisas fóra do vulgar; evolucionarão na bahia Guanabara á força de remos e velas.

DIVERSAS

Coronel Cabeda - Afim de tratar das homenagens que serão prestadas pela morte do coronel Cabeda, deputado federal, fallecido ante-hontem, na capital Federal, os correligionarios e amigos do mesmo reunir-se-ão, hoje ás 16 horas, no predio n. 8, da rua Andrade Neves. 

Donativo valioso - O sr. Paulino de Almeida Chaves Barcellos fez-nos hontem, a entrega da quantia de 3:000$, destinada a caixa dos pobres do Correio do Povo”. Como já tivemos occasião de noticiar, aquelle capitalista distribuiu entre diversas instituições a importancia de 50:000$000, em commemoração do centenario da Independencia do Brasil. 

Estrada em mau estado - A estrada de rodagem desta capital a Itapoan, entre os paços do Lamy e Varejão, encontra-se em condições que se torna intransitavel para vehiculos, devido aos atoleiros que surgiram ultimamente. Como pertence o referido trecho a este municipio, pedem-nos que chamemos a attenção das autoridades competentes para este facto, que grandes prejuizos vem acarretando. 
Collisão de um bonde com uma carroça - Hontem, quando uma carroça de transporte de cargas, guiada por Indalecio Honorio da Silva, trafegava pela rua Christovão Colombo, succedeu que uma das rodas ficou presa nos trilhos da Companhia Força e Luz. 

TELEGRAMMAS

Um acto de vandalismo 

Tupaceretan, 13 - A commissão dos festejos do Centenario, composta das directorias do Tiro 468, e do Sport Club 7 de Setembro, resolveram retirar, interpretando o sentir da commissão e do povo, a queixa dada contra os autores dos estragos no monumento commemorativo do Centenario da Independencia, na praça coronel Lima, obtendo, sem coação alguma, o compromisso dos criminosos de se retirarem desta localidade, onde jamais deverão regressar. É a primeira vez que aqui se registra semelhante facto. Reina geral satisfação pela retirada dos criminosos. Suas passagens foram pagas pela commissão dos festejos. 

Denominações de ruas 

Rio, 13 - O prefeito restabeleceu o antigo nome de São Clemente á rua que tinha actualmente o de Ruy Barbosa, dando este á parte da Avenida Beira Mar que contorna e liga a praia de Botafogo á do Flamengo. A mesma autoridade municipal resolveu dar a denominação de Portugal á avenida que ir da praia da Saudade até a fortaleza de S. João. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 14 de setembro na história

1844 - Brasil reconhece a independência do Paraguai. 
1917 - Alexandre Kerenski proclama a República da Rússia.
1927 - Morre Isadora Duncan, dançarina e coreógrafa norte-americana.
1973 - Arena homologa o nome de Geisel como candidato á presidência.
1974 - Entra em operação no Brasil a primeira linha de metrô, em SP. 
1989 - Apreensão do jornal O Pasquim, no governo Sarney. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895