Jornal A Folha publica duras críticas a Borges de Medeiros, chamado de "odioso ditador"

Jornal A Folha publica duras críticas a Borges de Medeiros, chamado de "odioso ditador"

Correio do Povo do dia 2 de janeiro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Borges de Medeiros.

publicidade

Politica rio-grandense 

Rio, 30 - A Folha publica, hoje, a seguinte nota: “São de gravidade alarmante as noticias que nos chegam do Rio Grande do Sul com relação aos preparativos bellicosos da força estadual. “Dominando ha vinte e tantos annos aquelle Estado, o odioso dictador rio-grandense não se pôde conformar com a sua derrota. Vendo-se perdido e repellido pela consciencia insubjugavel do povo que opprime e avilta, planeja o sr. Borges de Medeiros continuar no seu dominio nem que seja á custa de sangue e luta. Não significa outra coisa esse apparelhamento bellico que está sendo feito sem reservas no Rio Grande. O sr. Borges de Medeiros, parece que está disposto a fazer prevalecer seu plano de usurpação do poder e para isso se arma até os dentes. “Não se illuda, porém, o despota rio-grandense, porque as reservas civicas do heroico povo gaucho accumuladas em vinte e tantos annos de ostracismo, provocadas, terão forças para derrubar sem o menor esforço essa funesta dictadura que desgraça e desonra o Rio Grande do Sul.”

DIVERSAS

“A Federação” - Festejou hontem o seu 39º anniversario, “A Federação”, orgão do partido republicano. Além da parte politica, que lhe vale o ascendente de que gosa no ceio da corporação partidaria que representa, “A Federação” tem ido constantemente desenvolvendo, em sua columnas, os serviços de informação que caracterisam a imprensa moderna. Hoje, commemorando o seu anniversario, será publicada, pela manhã em edição especial. Aos collegas que ali trabalham, apresentamos nossos votos de prosperidade. 
Fundação de um cemitério na Vila Nova - Foi fundada na visinha povoação de Vila Nova uma sociedade denominada Sociedade São José, na qual tomou a seu cargo a fundação de um cemiterio naquella locallidade. Foram eleitos presidente, secretario e thesoureiro, respectivamente, da mesma sociedade, os sr. João Samarani, Vitorio Roman Ross e Gerolano Moresco. 

Nova linha telephonica em Uruguayana - O capitalista argentino sr. Bento Ligeren vae requerer a permissão da Secretaria das Obras Publicas para estabelecer e explorar uma linha telephonica central na cidade de Uruguayana, ligando esta aos municipios de Quarahy, Alegrete e Livramento. A linha será estabelecida sem “onus” algum para o Estado e para o municipio de Uruguayana. 

TELEGRAMMAS

A divida fluctuante allemã 

Berlim, 31 - A divida fluctuante da Allemanha augmentou de um bilhão de marcos papel nestes ultimos dez dias. 

As relações entre a Inglaterra e a França 

Paris, 31 - Com o cerimonial do protocollo, o marquez de Crewe, novo embaixador da Grã-Bretanha junto ao governo francez, fez entrega das suas credenciaes ao sr. Millerrand, presidente da Republica. O marquez de Crewe, no discurso que proferiu, assegurou ao chefe da nação franceza a absoluta confiança do rei Jorge V na união intima da França e da Inglaterra e manifestou a sua mais solida esperança de que as futuras relações entre os dois paizes assentarão numa base moral e equitativa e num sincero desejo para a manutenção de paz no mundo. O novo embaixador concluiu o seu discurso, promettendo empregar todos os seus esforços para alcançar o fim que tinha em vista. O sr. Millerand, presidente da Republica declarou que as duas grandes nações alliadas devem exigir dos vencidos o minimo que a paz reclama.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 2 de janeiro na história

1885 - Chegam a Porto Alegre, onde são recebidos festivamente, o Conde e a Condêssa d’Eu. 
1911 - EUA reconhecem governo de José Estrada e retiram-se da Nicarágua. 
1921 - Fundação do Esporte Clube Cruzeiro.
1971 - 100 pessoas morrem em queda de arquibancada na Escócia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895