Jornal alemão divulga revelações sobre a organização secreta Oberland

Jornal alemão divulga revelações sobre a organização secreta Oberland

Correio do Povo do dia 12 de outubro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Veículo blindado do grupo paramilitar Oberland.

publicidade

Os acontecimentos na Alemanha 

Revelações de um jornal sobre a organisação secreta “Oberland”

Munich, 11 - O “Munchener Post” publica hoje novas revelações sobre a organisação secreta Oberland, cujos membros se repartem em três brigadas differentes, sendo providos de pistolas Browning e cassetêtes de borracha. Um intendete special dirige o deposito de artilharia cujas baterias são chefiadas por um instructor. Os fundos para sustentar a organisação são fornecidos pelo escriptorio central installado em Breslau, e os alimentos por importantes industriaes e por uma organisação destinada a fazer desapparecer os chefes politicos por ella reputados indesejaveis.

DIVERSAS

Construcção de um theatro - Temos, hoje, um a excellente noticia a transmittir aos leitores; trata-se da construcção de um theatro nesta capital, estando muito bem encaminhadas as negociações para esse fim. O theatro será edificado em ponto central da cidade sendo dotado de amplas accomodações e de todo conforto moderno. Essa iniciativa conta já com o apoio dos srs. coronel Antonio Mostardeiro, Antonio Chaves Barcellos Filho, Eduardo Secco e Manoel Velho Py. O projecto foi communicado ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, que o acolheu com sympathia. Ultimadas que estejam as negociaçõe preliminares, a construcção será atacada com actividade, de modo a poder contar a nossa capital, dentro do mais breve espaço de tempo possivel, um theatro moderno, elegante e confortavel. 

A festa da raça - Como nos annos anteriores será hoje, realisada, nesta capital, a Festa da Raça. Esta commemoração é promovida pela Sociedade de Soccorros Mutuos Hespanhola e por uma commissão de senhoras hispano-americanas. A festa de hoje realizar-se-á nos salões da sociedade Vittorio Emmanuele, á rua 7 de Setembro, e a julgar-se pelos preparativos promette revestir-se de no maximo brilhantismo. Uma orchestra, sob a direcção do maestro Leandro Tovar, far-se-á ouvir em escolhidos numero de musica.

TELEGRAMMAS

Assistencia e consultorio de rua

Pelotas, 10 - A Intendencia Municipal inaugurará, amanhã, um serviço de assistencia e consultorio de rua. Para esse fim foi installado um consultorio na sala do edificio do Corpo de Bombeiros. A cruz vermelha pelotense cedeu a sua ambulancia para transportar os doentes. Os drs. Paulo Araujo e Arnaldo Menezes, foram destacados para attenderem no escriptorio. 

As commemorações do 12 de outubro 

S. Paulo, 11 - Amanhã, ás 9 horas , na Avenida Tiradentes, haverá uma grande parada dos escoteiros em homenagem á data anniveraria do descobrimento da America. 

Reuniu-se o Congresso Socialista em Milão 

Milão, 10 - Foi hoje installado o 18º congresso socialista italiano, sendo feito o discurso de boas vindas aos delegados pelo leader socialista Filipetti. O delegado Benito Nicolini connvidou o congresso a examinar o caso das comdenações á morte dos socialistas Sacco e Vanzetti em Nova York. 

A grafia da época está preservada nos textos acima  

CRONOLOGIA

O dia 12 de outubro na história

1492 - Descobrimento da América.
1922 - Nasce o cineasta francês Louis Malle. 
1922 - Rodolfo Valentino abandona a carreira de dançarino para ser ator.
1931 - Inauguração da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
1968 - Os militares pedem a cassação do deputado Marcio Moreira Alves. 
1988 - Julgados na Itália 173 integrantes das Brigadas Vermelhas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895