Jornal carioca noticia a chegada de Assis Brasil ao Rio e critica reeleição de Borges de Medeiros

Jornal carioca noticia a chegada de Assis Brasil ao Rio e critica reeleição de Borges de Medeiros

Correio do Povo do dia 16 de dezembro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Assis Brasil com a família antes de partir para o Rio de Janeiro.

publicidade

Politica Rio-Grandense - Chegou á capital da Republica o dr. Assis Brasil

Rio, 15 - A Folha publica hoje a seguinte nota: “Com a chegada do dr. Assis Brasil a esta capital, a successão presidencial do Rio Grande do Sul tomará um aspecto novo. Munido de abundante documentação, o illustre candidato opposicionista provará a face do paiz os crimes, violencias, illegalidades e fraudes de que se soccorreu o situacionismo riograndense para perpetuar o sr. Borges de Medeiros por mais cinco annos no poder. Á luz da Constituição Federal e estadual, á luz da boa lógica e da moralidade republicana, o nefasto dictador do Rio Grande do Sul, não póde continuar a enxovalhar o regimen e a zombar da altivez daquelle povo que o repelliu nas urnas”. 

DIVERSAS

Serviço de bondes - De hoje em diante a Companhia Força e Luz Porto Alegrense resolveu modificar o trajecto e o horario dos bonds que fazem a linha da Azenha. Esses bonds faziam até então, ida e volta pelo gazometro porem, por trazer inconvenienntes e mesmo para melhorar o serviço resolveu a direcção do trafego mudar o trajecto e o horario. Quanto ao trajecto a ser feito agora, o que vier pelo do Gazometro seguirá pela praça Conde de Porto Alegre e o que vier por esta praça seguirá pelo Gazometro. Quanto aos bondes que trafegam para a Azenha são somente dois, ficando deste modo trocadas as linhas. Sobre o horario que obedecerão é o seguinte: primeira viagem de fim de linha 5 e 58 horas, vindo pela praça Conde de Porto Alegre e chegando á praça da Alfandega ás 6 e 20 horas; o que passa pelo Gazometro sahe do termo final da linha ás 6 e 24 horas e chega á Estação Central ás 6 e 54 horas. Na ultima viagem o bonde sahe da praça ás 9 e 56 horas, recolhendo na volta directamente á Estação da Varzea. Esses bonds gastam vindo pelo Portão 22 minutos e pelo Gazometro 30 minutos. 

Objectos perdidos - Depositaram no escriptorio desta folha: uma bolsa de senhora, encontrada pelo sr. Herminio Franco Machado em um bonde da linha S. João. 

TELEGRAMMAS

Terrenos em lotes Casas para Operarios 

Pelotas, 15 - O dr. Augusto Simões Lopes, aproveitando a nova lei municipal de construcções, vae dividir em pequenos lotes uma area de terrenos de cerca de seis hectares, situadas entre a Avenida 20 de Setembro e a linha da Viação Ferrea, para vender por modico preço de modo que seja acessivel ás classes pobres. Nesses terrenos serão construidos pequenas moradias, que depois de curto espaço de tempo, ficarão sendo proprietarios dos locatarios.

A travessia aerea de Nova York ao Rio de Janeiro

Chegaram ao Maranhão os aviadores Hinton e Martins

S. Luiz, 14 - Apezar de ser o acontecimento inesperado, logo que o hydro-avião “Sampaio Correa II” approximando-se daqui, vôou sobre a cidade, o povo acorreu á praia, formando dentro de pouco tempo uma grande multidão. Deste modo, a recepção aos aviadores foi delirante e, no momento em que esse despacho é transmittido cerca de 20 mil pessoas estão agglomeradas em frente ao Palácio. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de dezembro na história

1917 - Nasce o escritor e físico inglês Arthur Clarke. 
1976 - Durante reunião do PC do B, na Lapa, no Rio de Janeiro, agentes da repressão matam 3 dirigentes do PC do B e prendem 4. 
1989 - Morre a atriz italiana Silvana Mangano.
1990 - É assinado acordo de unificação ortográfica pelos países de língua portuguesa.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895