Jornal Deutsche Zeitung pede que comunidade alemã no Estado vote em Assis Brasil

Jornal Deutsche Zeitung pede que comunidade alemã no Estado vote em Assis Brasil

Correio do Povo do dia 9 de novembro de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A candidatura de Assis Brasil contava com a simpatia da imprensa alemã.

publicidade

Politica rio-grandense 

S. Paulo, 7 - O “Deutsche Zeitung” publica, hoje, outro artigo editorial sobre a successão presidencial desse Estado. O artigo occupa duas columnas da primeira pagina. Estuda os dois candidatos. Trata longamente da personalidade do sr. Assis Brasil. Allude á conferencia feita pelo sr. Assis Brasil em Bello Horizonte sobre a vida rural, elogiando as idéas ali desenvolvidas no sentido de provar que devem todos os brasileiros cultivar carinhosamente a terra, de onde sómente póde provir a verdadeira independencia. Salienta a profunda verdade da phrase do sr. Assis Brasil de que todo o povo ignorante e pobre será sempre escravo. O “Deutsche Zeitung” termina com um caloroso appello á população de origem allemã para suffragar a candidatura do sr. Assis Brasi, que, com sua viva e sincera sympathia pelos que trabalham a terra, será no seu governo grande amigo dos agricultores allemães. 

DIVERSAS 

Estrada de ferro de Pelotas a Cangussu - O intendente de Pelotas, em seu ultimo relatorio, refere-se a esta estrada, dizendo que constituindo um trecho da estrada de ferro projectada de Pelotas a S. Pedro, passando por Cangussu, como foi estudada pela commissão federal de estradas de ferro, será agora nas condições de preços de material e mão de obra, onerosa e, assim, dificil a sua construcção. Foi por isso que o dr. Domingos J. da Silva Cunha, que ali esteve em commissão da Intendencia Municipal de Pelotas, declarou em seu relatorio que esse melhoramento deverá ser feito, reduzindo-se o seu custo. 

Inauguração de retrato - Conforme noticiamos, effectuou-se hontem, ás 16 horas, na Inspectoria da Alfandega, desta capital, a inauguração de um retrato do presidente da Republica, dr. Epitacio da Silva Pessoa. 

Viação Ferrea - Vão ser introduzidos melhoramentos na estação de S. Gabriel. Trata-se do levantamento de um toldo na plataforma, moldado no estylo do de Santa Maria, Bagé, Cacequy e outras localidades do Estado. Em sua penultima viagem á essa cidade, o fiscal do governo federal, constatou a necessidade de tal melhoramento, tendo agora providenciado, já estando ali o material preciso, devendo por estes poucos dias, serem atacados os trabalhos. 

TELEGRAMMAS

O Centenario da Independencia

Inauguração dos pavilhões e do Instituto Oswaldo Cruz

Rio, 7 - Hoje, foi levada a effeito a cerimonia da inauguração dos pavilhões do Departamento Nacional de Saude Publica e do Instituto Oswaldo Cruz, installados em dependencias do Palacio das Festas, na Exposição Internacional, e nos quaes aquellas duas repartições publicas se fazem representar com os seus mais importantes trabalhos relativos á hygiene e á medicina experimental. Achavam-se presentes ao acto o presidente da Republica e demais autoridades, e muitas pessoas de representação social. 

Homenagens ao sr. Epitacio Pessoa 

S. Paulo, 8 - Na residencia do dr. Manoel Madruga, delegado fiscal nesta capital, realizou-se hontem uma reunião dos membros da colonia parahybana aqui domiciliada afim de resolverem sobre o modo de adherir á grande manifestação que os parahybanos do Rio de Janeiro promovem em homenagem ao sr. Epitacio Pessoa. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de novembro na história

1923 - Fundação do Touring Club do Brasil. 
1938 - Noite dos Cristais; 91 judeus são mortos e 7.500 lojas são saqueadas pelos alemães.
1960 - John Kennedy é eleito presidente dos Estados Unidos.
1983 - Morre o cantor Altemar Dutra.
1989 - Queda do muro de Berlim.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895