Jornal do Comércio paulista publica artigo crítico aos republicanos gaúchos

Jornal do Comércio paulista publica artigo crítico aos republicanos gaúchos

Correio do Povo do dia 12 de novembro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Borges de Medeiros (c), presidente do Estado, buscava mais uma reeleição.

publicidade

Politica rio-grandense - A succesão presidencial no Estado

S. Paulo, 11 - A edição paulista do “Jornal do Commercio” publica hoje em sua secção - “Pela politica” - um artigo de colaboração sobre as reeleições successivas em face da Constituição desse Estado. O articulista começa dizendo que muito embora as inconstitucionalidades e exquisitices do codigo politico rio-grandense, manda entretanto a justiça que se diga que no caso das successivas restrições nesse Estado a Constituição de 14 de Julho é muito menos culpada que os actuaes detentores do poder. Estes são os principaes responsaveis. A Constituição, feita em época revolucionaria, para enfrentar e dominar fortissimos elementos que se oppunham á consolidação do nascente partido republicano, estatue no capitulo 1º do artigo 9º , que o presidente não póde ser reeleito para o periodo seguinte, salvo se merecer o suffragio de tres quartas partes do eleitorado.

DIVERSAS

Inauguração de um quartel - Inaugurar-se-á hoje, na cidade de São Leopoldo o quartel, recentemente ali construido para o 8º batalhão de caçadores. Ás 12 1/2 horas da estação desta capital, partirá um trem especial conduzindo os convidados. 

Anniversario do armisticio - Passou, hontem, mais um anniversario da assignatura do armisticio que pôz termo á grande guerra européa. Durante o dia estiveram embandeirados os consulados dos paizes alliados. Um grupo de ex-combatentes britannicos, aqui residentes, commemorou a passagem da grande data com um banquete, que se realisou no salão de festas do Club do Commercio. Os lugares de honra foram occupados pelos representantes destes dois paizes. A mesa, de forma oval, achava-se armada com bastante gosto, vendo-se no centro uma especie de cordilheira em cujo cimo fluctuavam as bandeiras de todas as nações que estiveram em lucta na grande guerra. 

TELEGRAMMAS

Homenagem aos mortos da guerra mundial

S. Paulo, 11 - Por intenção da alma dos inglezes mortos na conflagração mundial, houve esta manhã, um oficio religioso no templo protestante, cito á rua Couto Magalhães. No referido templo, onde existe uma lapide, com o nome dos inglezes que morreram em combate, e que daqui partiram, foram collocadas junto á mesma, vistosa coroas de flores naturaes. Em seguida, realizou-se uma romaria aos cemiterios da consolação e do Araçá, onde tambem, foram collocadas corôas junto aos monumentos dedicados aos mortos francezes e italianos. Nessas homenagens tomaram parte os respectivos consules e os membros das colonias de cada um desses paizes.
Haverá hoje um festival em commemoração ao armisticio. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de novembro na história

1818 - Bernardo O’Higgins proclama a independência do Chile. 
1902 - O tenor Caruso vende mais de 1 milhão de discos.
1914 - Morre o poeta Augusto dos Anjos. 
1942 - Nasce o cantor e compositor Paulinho da Viola. 
1974 - África do Sul é excluída da ONU. 
1986 - Brasil asila pela primeira vez perseguidos políticos do Chile. 

O dia 13 de novembro na história

1915 - O Haiti passa a ser protetorado norte-americano. 
1935 - Rebelião contra a presença inglesa no Egito. 
1970 - Enchentes deixam o saldo de 300 mil vítimas no Paquistão.
1974 - Morre o ator e cineasta italiano Vittorio de Sica. 
1992 - Morre Leitão de Abreu, ex-chefe do gabinete civil no governo militar em dois períodos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895