Jornalista Medeiros e Albuquerque critica a reeleição de Borges de Medeiros a presidência do Estado

Jornalista Medeiros e Albuquerque critica a reeleição de Borges de Medeiros a presidência do Estado

Correio do Povo do dia 12 de agosto de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Borges de Medeiros foi presidente do Estado por 25 anos.

publicidade

A successão presidencial no Rio Grande 

Rio, 10 - O jornalista Medeiros e Albuquerque publica na “A Folha” um artigo sob o titulo “O crime do Supremo Tribunal “, em que violentamente ataca a reeleição do sr. Borges de Medeiros á presidencia desse Estado. Diz que o processo, pelo qual o dr. Borges de Medeiros se faz reeleger, é um modelo de hypocrisia. Lembra que o presidente do Rio Grande atacou a candidatura do sr. Arthur Bernardes, porque considerava que seu nome fôra lançado de um modo pouco democratico; no entanto - accrecenta - no seu Estado faz-se indicar por uma commissão que é elle quem nomeia e essa commissão consulta aos deputados e senadores que foi elle quem indicou. Escreve a seguir que foi por ter o Supremo Tribunal admittido as reeleições no Rio Grande que essa praga se espalhou pelo Brasil inteiro e o Brasil inteiro está tendendo a desagregar-se em vinte dictaduras perpetuas graças as reeleições constantes dos governadores. 

DIVERSAS

Os vinhos portuguezes em França - Continua sendo muito importante a exportação de vinhos de pasto, portuguezes para a França. Nos primeiros 22 dias de abril ultimo, só pela Alfandega do Porto foram despachadas 5.100 pipas, vendidas por preços naturalmente, apenas compensadores. Vão transformar-se em caros e preciosos “Bordeaux”, com nobres marcas e attraentes rotulos. Ha muito “St. Emilion”, que não passa de vinho de qualquer aldeia portugueza, mas que, sob esse aspecto, é digno de figurar num banquete fidalgo. A revista de onde extrahimos os dados que figuram acima, formula a seguinte pergunta: “E se nós portuguezes, tratassemos, a valer, de registrar as nossas marcas? “.

Propaganda de idéas separatistas - Por ordem do ministro da Guerra e por ser reservista do Exercito, o dr. Julio Bozano, advogado residente em Santa Maria, fôra mandado recolher, por trinta dias, ao quartel do 7º batalhão de caçadores. Motivaram tal acto alguns artigos que lhe eram attribuidos e foram publicados no jornal “O Separatista”, de Santa Maria. Antes de ser recolhido áquelle quartel, impetrára elle um “habeas corpus” preventivo, em seu favor. Agora, em telegramma que dirigiu, hontem, ao commandante da 3ª Região Militar, determinou o ministro da Guerra que o dr. Julio Bozano fosse posto em liberdade. 

TELEGRAMMAS

Construcção de quarteis 

Quarahy, 11 - O dr. Homero Guerra, engenheiro civil, iniciou hontem, os trabalhos de medição do terreno onde será construido, aqui um quartel federal. 

O monumento a Olavo Bilac 

S. Paulo, 11 - O Centro Academico 11 de Agosto realiza hoje no Theatro Municipal um vesperal dançante em beneficio do monumento a Olavo Bilac, que será levantado na Avenida Paulista. Patrocinam a festa senhoras da sociedade paulista, entre as quaes figuram as esposas do presidente e dos secretarios de Estado. 

Falsificação de dinheiro brasileiro na Allemanha - Foram presos outros falsarios - Um destes residiu em Porto Alegre 

Rio, 10 - O consulado do Brasil, em Berlim telegraphou ao nosso ministro das Relações Exteriores, communicando a prisão de mais falsificadores de dinheiro brasileiro, que são os allemães Berthold Cremer, que viveu em Porto Alegre até 20 de janeiro ultimo; o gravador Fecker, o editor Meyer e o engenheiro Welfshehl, de Keelnbransfeld, onde era feita a impressão. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de agosto na história

1904 - Fundação do Botafogo Futebol Clube do Rio de Janeiro. 
1955 - Morre o escritor alemão Thomas Mann. 
1983 - Decretada a falência do grupo Coroa Brastel. 
1984 - Convenção do PMDB escolhe em chapa única a candidatura Tancredo-Sarney.
1992 - Criação da Nafta, área de livre comércio, formada pelos EUA, Canadá e México.
2000 - Submarino nuclear russo, Kursk, afunda no Mar de Barents, matando 118 tripulantes. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895