José Montaury foi reeleito como intendente de Porto Alegre

José Montaury foi reeleito como intendente de Porto Alegre

Correio do Povo do dia 16 de outubro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

José Montaury passeia pelo centro da Capital com Borges de Medeiros.

publicidade

Intendencia de Porto Alegre - A posse do intendente e do Conselho Municipal

Realisou-se hontem, ás 20 horas, no salão da Intendencia Municipal, uma sessão para dar posse ao dr. José Montaury, reeleito intendente, bem como ao Conselho Municipal ultimamente eleito. Este acto revestiu-se de solemnidade, tendo ao mesmo comparecido numerosas pessoas, contando-se entre os presentes os srs. João Pinto da Silva, secretario da presidencia do Estado e que representava o dr. Borges de Medeiros. O dr. José Montaury leu um discurso lembrando as condições em que encontrára a capital, quando em 15 de março de 1897 assumiu o cargo de intendente e os serviços que foram executados desde aquella época até a data presente. Finalizou agradecendo, mais uma vez, as demonstrações de solidariedade que sempre lhe foram dados, promettendo que tudo fará pelo progresso da capital do Estado.

DIVERSAS

Escola Polaco-Brasileira - Inaugurar-se-ão hoje as aulas da escola Polaco-Brasileira, sita á rua S. Pedro n. 71, na séde social da Aguia Branca, no arrabalde de São João. Nesta escola o ensino será administrado nos idiomas portuguez e polaco. A escola já conta com crescido numero de alumnos de ambos os sexos. Além das disciplinas escolares, haverá um curso annexo de bordados. A matricula continua aberta, podendo os interessados dirigirem-se directamente á professora daquelle estabelecimento, senhorita Henriqueta Przybylska.

Casa dos Italianos - O Comitato Dante Alighieri prossegue em trabalhos para levar avante a sua idéa de construcção da Casa dos Italianos. Desta capital, do interior e de outros Estados tem o Comitato recebido moções de apoio. O cav. Settimo Sampó, gerente da succursal do Banco Francez e Italiano em S. Paulo, communicou ao sr. Carlos Lubisco, presidente da Dante Alighieri, que ali foram conseguidos os seguintes donativos para a Casa dos Italianos: Companhia Puglisi, 1.000$000; Companhia Mechanica e Importadora de S. Paulo, 1.000$000; Companhia S. A. Moinhos Gamba, 500$000. Essas quantias foram remettidas ao Comitato Dante Alghieri atraves do Banco Francez e Italiano.

Viação Ferrea - Sabe o Correio da Serra, de Santa Maria, que o dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea, pretende reformar a linha da Serra por um novo traçado que lhe elimine as enormes curvas.

TELEGRAMMAS

Foot-ball

Carazinho, 15 - Foi, hontem, commemorado o anniversario do S. C. Colombo, daqui. Por occasião da posse da sua nova directoria, foi acclamado socio benemerito o capitão Carlos Berta. Encerrada a sessão, realizou-se uma soirée dansante, que se prolongou até tardias horas, com crescido numero de cavalheiros, senhoritas deste e dos vizinhos povoados de Santa Barbara e da cidade de Passo Fundo.

A posse intendencial em Itaqui

Itaquy, 15 - Realizou-se, hoje, perante todo o Conselho Municipal, a solemne posse do dr. Bernardo Piffero, intendente eleito deste municipio. Houve missa apos o acto da posse, com grande concorrencia de familias de todas as classes sociaes e autoridades. Reina grande regosijo, tendo fechado o commercio. O Conselho ficou sob a presidencia do sr. Atilio Mondadore e sob a vice-presidencia do vigario Leon Blondet. Hontem, o dr. Piffero deixou a redacção do jornal “Itaquy”, da qual fazia parte, sendo substituido pelo dr. Silva Bastos.

Luz electrica

Santiago do Boqueirão, 15 - Estão chegando o motor e os respectivos acessorios para a nova installação de luz electrica desta villa.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de outubro na história

1862 - Congresso do Paraguai indica Solano Lopes como presidente. 
1929 - Nasce a atriz Fernanda Montenegro. 
1953 - Nasce o jogador Paulo Roberto Falcão.
1981 - Morre o comandante militar de Israel Moshe Dayan.
1990 - O senador Olavo Pires de Roraima é metralhado.
1998 - O ex-ditador chileno Augusto Pinochet é preso em Londres. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895