Livraria do Globo instala usina para a produção de energia elétrica

Livraria do Globo instala usina para a produção de energia elétrica

Correio do Povo do dia 15 de novembro de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Livraria do Globo passou a contar com uma usina elétrica.

publicidade

Usina Electrica 

Na Livraria do Globo, dos srs. Barcellos e Bertaso, acaba de ser introduzido um melhoramento, que consiste na installação de uma usina electrica, destinada a produzir energia e luz para as diversas secções daquelle estabelecimento. A installação esteve a cargo da sociedade de motores “Otto”, constando ella de um grande motor da força de 80 cavallos, de dois dynamos de 220 e 440 volts, com a capacidade de 52 kilowats. Quanto ao combustivel empregado é o oleo cru, sendo a machina posta em movimento por meio de ar comprimido. A inauguração deste melhoramento que acaba de ser dotada a Livraria do Globo, realisar-se-á, ás 14 horas de hoje, tendo sido convidados para o acto diversas pessas e a imprensa local. 

DIVERSAS 

Anniversario da morte da princeza Isabel - Passa, hoje, o primeiro anniversario da morte de princeza Isabel, cognominada a mãe dos brasileiros. Um grupo de seus admiradores fará celebrar, ás 8 horas, na egreja do Rosario em intenção á sua alma uma missa. Será celebrante o conego Landell de Moura. 

A successão presidencial do Estado - Realizar-se-á hoje, ás 17 1/2 horas, nesta capital, um meeting de propaganda da candidatura do dr. Borges de Medeiros á reeleição para a presidencia do Estado. O comicio effectuar-se-á em frente ao Centro republicano Julio de Castilhos, á rua 7 de Setembro n. 88. Serão oradores os drs. Mauricio Cardoso e Alberto de Brito e o academico J. Corrêa da Silva. Hoje, ás 20 horas, realisar-se-á, á rua Andrade Neves n. 8, em frente á sede do Comité pró-Bernardes, um comicio, promovido por este, em regosijo de posse do presidente eleito da Republica dr. Arthur Bernardes. Falará ali o dr. Antonio de Moraes Fernandes. Em seguida, dirigindo-se a assistencia para a rua dos Andradas, defronte séde do Gremio Civico realizar-se-á um comicio de propaganda da candidatura Assis Brasil. O Comité Central pró-Assis Brasil dirigiu ao presidente do Estado um telegramma em que pede providencias contra o facto de se negarem a entregar aos eleitores seus titulos.

TELEGRAMMAS

Congresso Catholico - A sua proxima inauguração 

Florianopolis, 12 - A 25 do corrente realisar-se-á a inauguração do Congresso Catholico aqui. Haverá por essa occasião, a inauguração dos sinos vindos da Allemanha para a nova Cathedral e cujo valor é de 40 contos. 

A ponte que ligará a ilha de Florianopolis ao continente 

Florianopolis, 13 - Seguiu para S. Paulo o engenheiro Brington contratante da ponte que será levantada no estreito, tendo já adquirido uma lancha da Imprewment City, do Rio para o transporte de material. Hontem chegaram dois mechanicos italianos para a brocagem das pedras e assentamento da ponte.

Terremoto no Chile

Santiago, 14 - Noticias recebidas de Vallemar, nesta capital, dizem que essa localidade está em ruinas, tendo morrido 360 pessoas, estando feridas cerca de 600. Accrescentam que toda a população da cidade está sem alimentos. 

Santiago, 14 - Registraram-se mais dois novos tremores de terra em La Serena e Constitucion. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de novembro na história

1889 - Proclamação da República é feito pelo Marechal Deodoro.
1905 - Inauguração da Luz elétrica, em Botafogo, no Rio de Janeiro. 
1918 - Gripe Espanhola ataca 44% da população carioca. 
1922 - Artur Bernardes toma posse na presidência da República. 
1982 - Mário Juruna torna-se o primeiro índio brasileiro eleito deputado


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895