Locomotivas tipo "Mikado" começaram a circular pelo Estado

Locomotivas tipo "Mikado" começaram a circular pelo Estado

Correio do Povo do dia 7 de dezembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

As novas locomotivas começaram a circular pelas ferrovias do Estado.

publicidade

Material para a Viação Ferrea 

O governo do Estado acaba de aceitar, por ser a mais vantajosa proposta apresentada pelos srs. Bastos Carvalho e Cia., para o fornecimento á Viação Ferrea de vinte locomotivas typo “Mikado”. Hontem, na Secretaria das Obras Publicas foi lavrado o respectivo contracto. As locomotivas são da fabrica norte-americana “American Locomotive Sales Corporation” obedecem ás especificações technicas exigidas pelo governo do Estado que, além dos caracteristicos do catalogo da fabrica, estabeleceu condições de detalhe que importam em aperfeiçoamentos. As mencionadas locomotivas terão o tender com capacidade para 13.000 litros d’agua, pharol electrico na frente da locomotiva e na parte superior do tender, freio a vapor na locomotiva, para-choque e sino automaticos, super-aquecedor typo “Schmidt Fire Tube”, engrenagem de reversão typo parafuso, caixa de fumaça com revestimento e aros , grelhas desenhadas especialmente para queimar carvão nacional ou lenha e tela na chaminé para reter fagulhas. A firma contractante fará entrega de 5 locomotivas, por mez. a partir de março proximo vindouro e mandará um technico para acompanhar a montagem, sem onus para o Estado.

DIVERSAS

Vapor Florianópolis - Chegou, hontem, o vapor Florianopolis, que o Lloyd Brasileiro vae empregar nas viagens entre esta capital e o Rio de Janeiro e vice-versa. O vapor Florianopolis esteve, aqui, em 1912, conduzindo o extincto dr. Affonso Penna, então eleito presidente da Republica. Daquelle tempo até agora tem vindo a este Estado, mas tocando apenas no Rio Grande. Ha dois annos o Florianopolis passou por uma reforma geral, sendo actualmente seu commandante o sr. Frederico Ferreira. Para o commercio desta praça trouxe 19.000 sacos de sal.

O preço da carne - Hontem, no salão da Confeitaria Rocco, realisou-se uma concorrida reunião de retalhistas de carne , afim de tratar de interesses da classe. Nesta reunião que se prolongou até cerca de meio dia, tratou-se da situação em que os mesmos se acham, em face da attitude de certos marchantes que não desejam acompanhar o movimento de baixa deste producto . Esse assumpto foi longamente discutido , sendo tambem lembrado como signal de protesto que os retalhistas fechassem seus açougues. Entretanto, essa idéa não foi aceita porque alguns delles declararam que certos marchantes possuiam açougues em varios pontos da cidade e, uma vez que elles, retalhistas, assumissem esta attitude, aquelles continuariam a fazer-lhes concorrencia. Muitos dos retalhistas declararam que soffrem imposições de alguns marchantes, em consequencia de entre elles haver um convenio para a venda da carne.

TELEGRAMMAS

Regresso do dr. Getulio Vargas

S. Borja, 5 - Uma commissão de republicanos está tratando de promover festiva recepção ao dr. Getulio Vargas, por occasião de seu regresso dessa capital, onde esteve tomando parte nos trabalhos da Assembléa dos Representantes. Do programma da recepção, consta: homenagem na gare da Viação por occasião da sua chegada, no dia 6 e manifestação popular no dia 7. A festa terminará com um baile nos salões do Elite Club.

A repatriação dos despojos do imperador do Brasil

Lisboa, 5 - O conde e a condessa D’Eu, o principe Pedro e o barão de Murityba que embarcarão no couraçado S.Paulo, acompanhando os restos mortaes dos imperadores do Brasil , demorar-se-ão nesta capital 24 horas.

O tratado de Versailles

Berlim, 5 - Uma nota official annuncia que segundo accordo com a commissão de reparações, a Allemanha entregará aos alliados 1.740 aves domesticas, 27.165 cabras, 15.250 porcos, e, antes de findar o semestre, 30.000 cavallos, 125.000 carneiros, 90.000 cabeças de gado. Os alliados, depois deste semestre, farão novos accordos com a Allemanha sobre a entrega dos animaes que ainda lhe são devidos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de dezembro na história

1940 - O presidente Getúlio Vargas promulga o Código Penal Brasileiro.
1976 - É criada a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil.
1982 - Realizada nos EUA a primeira execução por injeção letal.
1987 - Brasília declarada Patrimônio Cultural da Humanidade (Unesco).
1988 - É realizado em São Paulo o primeiro transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895