México constrói pavilhão para homenagear o Centenário da Independência do Brasil

México constrói pavilhão para homenagear o Centenário da Independência do Brasil

Correio do Povo do dia 17 de setembro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Pavilhão do México na Exposição internacional da Independência.

publicidade

Exposição internacional do Centenario - Pavilhão do Mexico 

A Republica do Mexico offerecendo ao Brasil o monumento de Cuhantemoc - pae da liberdade mexicana - ja havia dado uma soberba prova de amizade ao nosso paiz. Não quiz, porém, ficar nisso, mandando construir um bello pavilhão em estylo proprio onde os lavores architectonicos se casam com a decoração interna e externa, pelos paineis e mosaicos perfeitamente copiados dos seu velhos palacios historicos, onde o genio azteca primou em desenvolver uma bella arte, auxiliada pela architectura religiosa. O pavilhão mexicano occupa uma área de 600 metros quadrados, na Avenida das Nações. O seu mostruario tem cerca de 200 volumes de todas as industrias e producções mexicanas. 

DIVERSAS

Um novo armazem do cáes - Acaba de ser franqueado ao commercio mais um armazem recentemente construido no cáes, no trecho fronteiro á praça Senador Florencio. O armazem é do typo dos pequenos, todo de cimento armado e se acha situado ao lado do edificio da administração do porto. Tem elle capacidade para 50.000 volumes e tomou a denominação de B. E’ seu fiel. o sr. Felix Silva e seu escripturario o sr. Fabio Luiz Teixeira. O armazem foi inaugurado com a descarga vinda pelo vapor “Madeira”, até ao Rio Grande e trazida para aqui pela chata “Silvana”. Com este são em numero de quatro os armazens que se acham franquaeados ao commercio, sendo dois do typo pequeno e dois do grande. 

Inauguração de um edificio - Hoje, na povoação de Novo Hamburgo, effectuar-se-á a inauguração de um edificio construido ali e que será destinado a filial do Brasilianische Bank fuer Deutschland. 

TELEGRAMMAS

A successão presidencial no Rio Grande

Rio, 15 - Em artigo de sua edição de hoje, a “Gazeta de Noticias” aborda a questão da successão presidencial do Rio Grande do Sul. Começa dizendo que nestes dias ultimos se tem accentuado a agitação politica que começa a lavrar nesse Estado e está repercutindo aqui a proposito da successão presidencial, já ninguem ignorando que o sr. Borges de Medeiros deseja reeleger-se mais uma vez. Accrescenta que deante dessa perspectiva a onda opposicionista vae ahi crescendo e que esses acontecimentos vem mais uma vez demonstrar o quanto é precario na sua terra o prestigio do sr. Borges de Medeiros. Agora, nova agitação referve na terra gaúcha com o intuito de evitar a reeleição fraudulenta do actual presidente.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA.

O dia de 17 de setembro na história

1894 - Inauguração da Confeitaria Colombo, RJ. 
1947 - Primeiro avião supersônico é apresentado ao público.
1976 - Apreensão do jornal o Pasquim.
1980 - Morre em atentado no Paraguai, o ex- ditador da Nicarágua Anastácio Somoza.
1992 - Morre o cantor e compositor Herivelto Martins. 

O dia 18 de setembro na história

1905 - Nasce a atriz sueca Greta Garbo. 
1943 - Benito Mussolini anuncia a criação da República Fascista Italiana.
1946 - Promulgação da terceira constituinte republicana.
1950 - Inauguração do primeiro canal da TV Tupi da América Latina, SP.
1977 - Governo uruguaio expulsa o exilado Brizola, que vai para os EUA.
1987 - Morre o general Golbery do Couto e Silva. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895