Milhares de pessoas se reúnem em homenagem às vítimas da tragédia de Oppau

Milhares de pessoas se reúnem em homenagem às vítimas da tragédia de Oppau

Correio do Povo do dia 27 de setembro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Explosão na fábrica da BASF causou a morte de 561 pessoas.

publicidade

A catastrofe de Oppau - Mais de 70 mil pessoas assistiram aos funeraes

Mannheim, 26 - E calculado em 70.000 o numero de pessoas que assistiram aos funeraes das victimas da catastrophe de Oppau, hontem, realizados, no cemiterio de Ludwigshafen. 

Berlim, 26 - Communicam de Ludwigshafen que o burgo-mestre declarou que os mortos da grande catastrophe de Oppau eram em numero de 300, e que 520 pessoas gravemente feridas se acham internadas nos hospitaes. Foi desmentida a noticia de que houvesse ainda sobreviventes sob as ruinas occasionadas pela catastrophe de Oppau. Constam-se ainda mais de 90 desapparecidos. Continuam os trabalhos para que estas sejam encontradas ainda a tempo. 

DIVERSAS

Navegação allemã - O paquete allemão “Tucuman” sahiu a 1º do corrente mez, do porto de Hamburgo e a 16 partiu de Cadiz, directo ao Rio de Janeiro, para onde conduz 60 passageiros. O Tucuman traz para Santos 55 passageiros, Paranagua 200 toneladas de carga, S. Francisco 30 passageiros e 160 toneladas de carga, Florianopolis 2 passageiros e 320 toneladas de carga e para o Rio Grande 35 passageiros e 805 toneladas de carga. Dali proseguirá viagem para Buenos Aires, onde aceitará passageiros. 

As novas locomotivas para a Viação Ferrea - Já estão montadas e em trafego as novas locomotivas ns. 501, 502, 503, 504, 505, 506, 507, 512, 514 e 516, marca “Mikado”, recentemente importadas dos Estados Unidos pelo governo do Estado. Está quasi concluida a montagem de mais quatro locomotivas. 

Imprensa - Trabalhado agora, em typographia propria, reappareceu o “Echo do Norte”, periodico que se publica na villa de S. José do Norte, sob a direcção do sr. Ismael Araujo. Traz o formato augmentado. 

Os escriptorios da Viação Ferrea - Continuam sendo transferidos para esta capital os escriptorios da Viação Ferrea. Hontem, foi iniciada a transferencia de Santa Maria para aqui, dos escriptorios de contabilidade e chefiados pelo sr. Oswaldo Ehlers.

TELEGRAMMAS

Grupo Carnavalesco Bohemios

Rio Grande, 26 - Em reunião do grupo carnavalesco Bohemios ficou resolvido inaugurar-se a nova caverna no dia 2 de outubro proximo, fazendo uma passeata pelas principaes ruas da cidade. Resolveram ainda iniciar a confecção dos carros que deverão figurar no proximo carnaval e compartilhar nas festas do centenario realizando um passeio veneziano. 

O sr. Octavio Rocha pronuncia um discurso 

Minas e a dissidencia

Rio, 26 - Na sessão de sabbado da Camara, o sr. Octavio Rocha pronunciou um discurso em que rebateu as conferencias feitas nominalmente a s. exc. , numa proclamação derramada pelo directorio do Partido Republicano Mineiro em todo o Estado de Minas a respeito do sentimento da dissidencia, principalmente do Rio Grande do Sul. Com relação ao povo mineiro, nunca passou pela cabeça de nenhum dissidente, e muito menos pelos dos srs. Borges de Medeiros e Nilo Peçanha, fazer guerra ao povo mineiro, que sempre teve o maior respeito de ambos. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de setembro na história

1917 - Fundação da Sociedade Brasileira de Atores Teatrais. 
1923 - Surgimento do Automóvel Clube do Brasil.
1952 - Morre em um acidente na via Dutra o cantor Francisco Alves.
1953 - Inauguração da TV Record. 
1981 - “Pixote”, filme de Hector Babenco. é premiado nos festivais de Biarritz e San Sebastian. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895