Militares tentam revolta no Forte de Copacabana

Militares tentam revolta no Forte de Copacabana

Correio do Povo do dia 6 de julho de 1922, quinta-feira, noticiava:Rebentou, na capital da Republica, um levante militar

Renato Bohusch

Levante militar no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

publicidade

Rebentou, na capital da Republica, um levante militar

Rio, 5 - Hoje, á 1 hora da madrugada, rebentou um movimento sedicioso, nesta capital, circumscripto ao forte de Copacabana, o qual não pôde attingir a cidade. Alguns officiaes que seguiam para a Villa Militar, no intuito de revoltar as respectivas forças, foram presos quando ali chegavam. Um tentativa de revolta de uma companhia do batalhão de caçadores da mesma villa, foi promptamente suffocada. É ignorado o paradeiro do marechal Hermes da Fonseca, bem como o do general Joaquim Ignacio. Os alumnos da Escola Militar iniciaram os preparativos do levante ás 11 horas da noite de ante-hontem, tendo á 1 hora de hontem se abastecido de munições na fabrica de cartuxos do Realengo. 

DIVERSAS

Instituto Parobé - Passou a 1º do corrente mais um anniversario do Instituto Parobé, creado pela Escola de Engenharia desta capital a 1º de julho de 1906 como fim de educar meninos pobres - especialmente filhos de operarios - afim de se tornarem cooperadores da actividade social, com a acquisição dos conhecimentos technicos das profissões que escolherem. Installado em 1907, veiu ininterruptamente, e com crescente desenvolvimento, satisfazendo ás necessidades do nosso meio e ás da propria Escola de Engenharia, pois se não faltavam engenheiros, faltavam operarios instruidos. No anno de sua fundação o Instituto teve uma matricula de 15 alumnos e nos annos subsequentes foram crescendo. Foram até esta data diplomados 45 alumnos, dos quaes 10 obtiveram a especialisação no extrangeiro. O crescente desenvolvimento do Instituto animou os seus dirigentes a ampliarem a esphera de sua actividade publica com as creações successivas dos cursos: nocturno para aperfeiçoamento de operarios, e diurno de ensino domestico e technico-commercial para meninas, sendo o primeiro aberto em 1919. Foi o primeiro director do Instituto Parobé o dr. João Luderitz, que foi substituido em 1916 e 1917 pelo dr. Sylvio Barbedo. Em 1919 pelo dr. Adolpho Stern e desde fevereiro de 1921 pelo dr. Antonio Presser. 

TELEGRAMMAS

Reconstrucção de predios para a nova installação do Diario Popular 

Pelotas, 5 - O thesoureiro do partido republicano local, comprou, ha tempos , dois predios situados á rua 15 de Novembro ns 720 e 722. Agora está mandando reconstruil-os, afim de serem installadas as officinas e a redacção do “Diario Popular”, orgam do partido republicano. 

Centenario da independencia

Pinheiro Machado, 5 - O intendente municipal está se empenhando afim de que a data do Centenario da Independencia seja aqui festejada. Para este fim, realizou-se na Intendencia Municipal um reunião de professores definindo os festejos. 

São Francisco de Assis, 4 - Realizou-se na Intendencia Municipal uma concorrida reunião, promovida pelo dr. Carlos Gomes, intendente municipal, para tratar da elaboração do programma dos festejos que serão celebrados por occasião do Centenario da Independencia. O intendente vae mandar arborisar a rua das flôres que tomara o nome de Ypiranga e a praça Itapirú de Independência. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de julho na história

1871 - Morre Castro Alves, o “Poeta dos Escravos”.
1906 - Assinatura da Convenção de Genebra. 
1946 - Nasce o ator norte-americano Sylvester Stallone. 
1959 - Inauguração da Ponte Aérea Rio-São Paulo. 
1971 - Morre o músico norte-americano Louis Armstrong. 
1997 - São encontrados na Bolívia os ossos de Ernesto Che Guevara.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895