Ministério da Viação autoriza aumento de preços e taxas da Viação Férrea

Ministério da Viação autoriza aumento de preços e taxas da Viação Férrea

Correio do Povo do dia 15 de janeiro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O ministério da Viação autorizava o reajuste das tarifas dos trens.

publicidade

Viação Ferrea - As novas tarifas 

Como já noticiámos, o ministro da Viação autorisou a Viação Ferrea a por em execução, em caracter provisorio, as suas novas tarifas e instrucções regulamentares de transporte, de accordo com a proposta feita pelos presidente do Estado. Preenchidas as formalidades contratuaes, entrarão ellas em vigor no dia 20 de fevereiro proximo. O confronto das novas com as actuaes demonstram que houve elevação das tarifas. Esta elevação foi pedida pelo governo do Estado sob o fundamento de que se tornava necessaria afim de cobrir as despezas que presentemente tem a Viação Ferrea, em virtude do augmento progressivo dos “deficits” mensaes, os quaes, no periodo de junho a setembro inclusive attingiram a somma de 1.357:957$4000. As bases obedecem tambem a uma nova pauta, em cuja organização foram attendidos, os tres seguintes elementos determinantes: analogia ou semelhança dos arquivos; valor das mercadorias; percurso médio. As medida adoptadas foram: passageiro, tonelada, animal e vehiculo-kilometro.

DIVERSAS

Orçamento do municipio de Uruguayana - O dr. José Antonio Flores da Cunha, intendente municipal de Uruguayana, virá brevemente a Porto Alegre afim de submetter á apreciação do dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, o orçamento do municipio, recentemente approvado. O intendente entrará tambem em combinação com o presidente do Estado sobre varios melhoramentos daquelle municipio.

A nacionalisação da pesca - O sr. Francisco de Paula Chaves Campello, vice-intendente municipal, em exercicio do Rio Grande, telegraphou ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, solicitando os seus bons officios para que os pescadores portuguezes daquella cidade, que ja iniciaram os processos de naturalisação, de acordo com a lei da pesca, obtivessem permissão do governo federal para continuar no exercicio da sua profissão, não sendo assim, prejudicados na sua industria nem prejudicando a população e as industrias de salga e conserve peixes do Rio Grande.

Imprensa - Com o nome de “O Ferroviario”, deve apparecer em Santa Maria, no primeiro domingo de fevereiro poximo, um jornal de propriedade e redacção de um grupo de empregados nos escriptorios da Viação Ferrea.

Objectos perdidos - Estão depositados nos escriptorios desta folha: uma carteira de identidade e um passaporte, encontrados pelo sr. Luiz Viafora, na praça 15 de Novembro. Entregamos um rosario a d. Gloria Silva.

TELEGRAMMAS

Politica federalista

Cachoeira, 14 - Acompanhando o coronel Raphael Cabeda, candidato federalista á deputado federal pelo 3º circulo, estiveram, aqui, o dr. Gaspar Saldanha e o sr. Ernesto Labarthe, em propaganda da candidatura do primeiro. Aqui foram elles muito visitados, tendo seguido, hoje, para Encruzilhada, em automovel. Até agora foram alistados nesta cidade, 350 novo eleitores federalistas.

A candidatura do dr. Pinto da Rocha

Pinheiro Machado, 14 - Hontem foi distribuido um boletim convidando o povo para um comicio de propaganda da candidatura do dr. Arthur Pinto da Rocha á deputação federal pelo 3º circulo eleitoral do 3º districto.

Os communistas tcheco-slovacos e o governo de Moscou

Praga, 13 - Os jornaes annunciam que os communistas tcheco-slovacos reuniram-se em Reischenburg, afim de formar definitivamente um partido, que agirá de accordo com o governo de Moscou.

A Argentina e a Austria

Buenos Aires, 13 - Zarpará no dia 20 deste porto o vapor “Bahia Blanca” levando viveres para a Austria, cuja situação é afflictiva.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de janeiro na história

1921 - Cisão do Partido Socialista italiano, com a formação do Partido Comunista da Itália. 
1955 - Passa a operar a Hidrelétrica de Paulo Afonso, no São Francisco.
1974 - Ernesto Geisel é eleito por 400 votos no Colégio Eleitoral.
1981 - Lech Walesa visita papa João Paulo II.
1989 - Entra no lugar do Cruzado a moeda Cruzado Novo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895