Ministro da Justiça cobra proteção federal a opositores de Borges de Medeiros no Rio Grande do Sul

Ministro da Justiça cobra proteção federal a opositores de Borges de Medeiros no Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 5 de dezembro de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

João Luiz Alves, ministro da Justiça.

publicidade

Politica rio-grandense

Telegrammas dirigidos pelo ministro da Justiça 

Rio, 3 - Tendo recebido um telegramma do sr. Assis Brasil, pedindo providencias sobre factos ahi occorridos o ministro do Interior e Justiça respondeu-lhe hontem mesmo, promettendo as providencias pedidas, e expediu para o Rio Grande do Sul alguns telegrammas: Sr. Procurador da Republica - Porto Alegre - Acabo de receber do exmo. Assis Brasil um telegramma transmittido da cidade do Rio Grande em que communica que os oppositores estavam soffrendo ameaças e vexações das autoridades policiaes. “Accrescenta que não há para quem appelar no Estado e diz que somente o amparo do governo federal poderá evitar tropelias e consequente desforço dos opprimidos. “Peço informações urgentes, parecendo conveniente que vos entendaes com o governo do Estado para obter as providencias que lhe competem contra o arbitrio e as ameaças de que se queixam os opposicionistas”. João Luiz Alves, ministro da Justiça. 

DIVERSAS 

Os successos de Alegrete - Seguiu, hontem, para a cidade de Alegrete, o dr. Fernando Maximiliano, procurador da Republica. Essa viagem prende-se, naturalmente, aos successos que se desenrolaram naquella cidade, por occasião da eleição presidencial e sobre os quaes o governo federal solicitou informações, em telegramma que ha dias publicamos. 

O uso de armas - Por edital mandado publicar pela secretaria da Chefatura de Policia, faz publico essa repartição que vae promover a fiel observancia do que determina o art. 377 do Codigo Penal da Republica, relativamente ao uso de armas prohibidas. Todo aquele, portanto, - diz o citado edital - que d’ora avante andar armado sem previa licença da autoridade policial, fica sujeito, alem da perda da arma que será apreendida, á pena de 15 a 60 dias de prisão cellular, salvo o caso previsto no paragrapho unico do citado artigo. Assina o referido edital o secretario geral da Chefatura de Policia, dr. Sylvio Nascimento Barros. 

Serviço de bondes - Attendendo as justas reclamações dos prejudicados, a Companhia Força e Luz modificou o horario dos bondes, que fazem o serviço para o arrabalde do Parthenon. Assim o primeiro carro parte agora do fim da linha ás 5 horas e 6 minutos, chegando á praça Senador Florencio ás 5.47, o que vem sanar o problema.

TELEGRAMMAS

Estrada de ferro 

Gravatahy, 2 - A estrada de ferro, que o governo do Estado, está construindo das minas de Gravatahy, ao porto de embarque no Passo de Canoas, acha-se com os trabalhos de aterro, em estado de adiantamento. Os serviços estão sendo feitos, sob a direcção dos engenheiros das minas. 

As touradas do Rio de Janeiro

Rio, 4 - Com a assistencia de cinco mil pessoas, realizaram-se, hontem, á noite, as annunciadas touradas, sendo lidados seis touros. Ao ser lidado o quarto touro, pelo cavalheiro José Casimiro, o animal pulou para dentro da barreira, onde se encontravam muitas pessoas, inclusive a força policial. O touro percorreu toda a barreira, atirando marradas a toda a gente. Esta abandonou a barreira, refugiando-se no picadeiro, não tendo ninguem ficado machucado. 

Os jangadeiros do norte 

Rio, 3 - Acha-se no porto desta capital, desde hontem, a jangada “Indepedencia” vinda de Maceió terminando, assim, o “raid” dos pescadores em homenagem ao Centenario da Independencia.

A grafia da época está preservada nos texos acima 

CRONOLOGIA

O dia 5 de dezembro na história

1891 - Pedro II morre no exílio, em Paris, de pneumonia. 
1901 - Nasce Walt Disney, criador de personagens de quadrinhos e desenho animados. 
1908 - Fundação da Cruz Vermelha. 
1933 - Fim da Lei Seca nos Estados Unidos. 
1985 - Morre o cantor e compositor Teixeirinha. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895