Monumento aos heróis de Laguna e Dourados é inaugurado para perpetuar tradições militares

Monumento aos heróis de Laguna e Dourados é inaugurado para perpetuar tradições militares

Correio do Povo do dia 9 de dezembro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Inauguração do monumento aos heróis de Laguna e de Dourados.

publicidade

Monumento aos heróes da Laguna e de Dourados 

Os alumnos da Escola Militar continuam no proposito de erigir aos heróes da Laguna e de Dourados, um monumento que perpetue uma das paginas mais brilhantes das nossas tradições militares e da historia da patria. São innumeras as adhesões e as palavras de encorajamento que recebe todos os dias e de toda parte a mocidade militar do paiz. Uma commissão de artistas, adrede nomeada, será incumbida de fazer a escolha do projecto que melhor interpretar aquelles feitos heroicos, dando-se immediatamente inicio á sua realização pratica, de modo que possa ser inaugurado em 7 de setembro de 1922. O assumpto principal do monumento será a Retirada d’Laguna - expoente de constancia e valor do soldado - e a resistencia de Antonio João na Colonia de Dourados - o symbolo do amor á patria, incarnação nitida do cumprimento do dever. Além desses dois emocionantes episodios, deverão figurar nos baixos relevos do monumento, como sincera e duradoura homenagem a defesa magnifica de Portocarrero no forte de Coimbra e a epopéa retirada do tenente Bello. Em summa, o monumento projectado representará, severa e condignamente, o capitulo brilhante e heroico da resistencia á invasão do Matto Grosso.

DIVERSAS

Consequencias do cinema - Um joven residente á rua Thomaz Flôres, frequentado consecutivamente cinemas da capital, apaixonou-se por uma das artistas da arte muda. Dias depois começou a manifestação symptomas de alienação mental. Na casa da familia em cuja companhia residia procuraram por todos os meios dissuadil-o da paixão de que delle se apoderára. Como não melhorasse, os proprietarios da casa onde residia resolveram disso dar sciencia aos progenitores do pobre rapaz, e que residem no interior do Estado. Vindo o seu pae a esta capital, este mandou examinar o seu filho por um medico especialista em molestias nervosas. Dado porem o estado em que se achava o rapaz, resolveu internal-o no Hospicio S. Pedro, onde ante-hontem fez a sua entrada. O pobre joven conta cerca de 20 annos de idade e antes de ser tomado de tamanha paixão pela artista de cinema destacava-se pelo seu modo de agir sempre correcto e folgazão.

Linha de autos - Acaba de ser organizada uma linha de automoveis para passageiros entre a estação feroviaria de Piratiny, Arroio Grande e Jaguarão, contando com vehiculos. Na cidade do Rio Grande, é agente da empreza o sr. Emanuel Bastos, commerciante da praça.

Carvão rio-grandense - O vapor Zilca, a partir de hoje, levará para o Rio Grande 300 toneladas de carvão da Companhia Carbonifera Rio Grandense.

TELEGRAMMAS

Inauguração de luz electrica

Gravatahy, 8 - Foi inaugurada, hontem, a luz electrica na rua Marechal Floriano, com excellente resultado.

Linha de navegação entre Buenos Aires e Nova York

Buenos Aires, 8 - Foi inaugurada a nova linha de navegação do Lloyd Brasileiro entre Buenos Aires e Nova York. Por esse motivo, houve, a bordo do paquete Uberaba que inaugurou a nova linha de navegação.

A Liga das Nações

Genebra, 8 - A sexta commissão da assembléa da Liga das Nações, que se acha reunida aqui, discutiu hontem a questão do bloqueio . Foi ouvida a opinião de lord Robert Cecil que declarou considerar o bloqueio como o ultimo recurso de que se deve lançar mão. Entretanto, no caso de ser decretado o bloqueio este deve ser completo e rigoroso.

O tratado de Versailles

Paris, 8 - O jornal “Le Matin”, respondendo ás queixas allemãs, clamando pela angustiosa situação economico e financeira do paiz, affirmando que a sobrevivencia do povo allemão será conseguida sómente com a anullação do tratado de Versailles, e affirmando ainda uma impossibilidade de nutrir a vestir as creanças e de não poder pagar as importações.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de dezembro na história

1994 - Começa a ser delineado o acordo da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), nos EUA.
1977 - Morte de Clarice Lispector, escritora.
1987 - Início da Intifada: protestos palestinos em territórios ocupados por Israel.
1990 - Lech Walesa, líder sindical, é eleito presidente da Polônia. 
1992 - É aprovado o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895