Monumento aos imigrantes alemães em Novo Hamburgo

Monumento aos imigrantes alemães em Novo Hamburgo

Correio do Povo do dia 9 de março de 1924, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Inauguração do monumento do centenário da imigração alemã, em NH

publicidade

O centenario da emigração allemã para o Brasil

A laboriosa colonia allemã deste Estado, como se vê de noticias por nós publicadas , já está em preparativos para commemorar condignamente, em setembro deste anno, o centenario da emigração allemã para o Brasil. Entre os principaes actos commemorativos projectados, destaca-se um que, estamos certos, despertará o mais decidido enthusiasmo e apoio dos numerosos elementos que compõem a colonia aqui domiciliada e é de se suppôr que mesmo entre as demais colonias extrangeiras e o elemento nacional seja bem acolhida a idéa, visto os laços de intima fraternidade que os unem á colonia allemã. Trata-se da erecção, em Novo Hamburgo, - local do Brasil em que se estabeleceu a primeira familia de immigrantes allemães - de um monumento que perpetue esse facto historico, que abriu para o Rio Grande essa fonte de energias, que tanto tem contribuido para o seu progresso.

DIVERSAS

A viagem do navio-exposição “Italia” - Na séde do Banco Francez e Italiano, hontem, á tarde, houve mais uma reunião do Comitato italiano local, organisador do programma que seré levado a effeito por occasião da chegada do navio-exposição “Italia”, ao porto do Rio Grande. Estavam presentes, além do regente do consulado italiano, sr. Julio Bozano, outros integrantes. O dr. Arrigo Cini ralatou a conferencia tida a respeito da vinda do navio “Italia”, com o presidente do Estado, que prometteu dar todo o seu apoio para a realisação dos desejos do comitato. Depois, foi lido e discutido o programma que o Comité do Rio Grande organisou para ser executado nos quatro dias em que a exposição fluctuante italiana ficará naquelle porto.

Nova orchestra - Recebemos communicação de haver sido organisada nesta capital uma nova orchestra que tomou o nome de “Zigue-Zague Jazz-Band”.

TELEGRAMMAS

Homenagem á memoria da baroneza do Arroio Grande

Pelotas, 6 - A Santa Casa desta cidade prestou hoje homenagens á memoria de sua benfeitora baroneza de Arroio Grande, mandando celebrar uma missa na igreja cathedral e que compareceram os membros da mesa, aos quaes tambem foram ao cemiterio depositar flores sobre o tumulo da extincta.

Excursão do general Honorio Lemes

Santa Maria, 8 - O general Honorio Lemes, que esteve em S. Pedro, 3º districto deste municipio, deixou para mais tarde a sua visita a esta cidade, devido a compromissos anteriores com outras localidades.

General Zeca Netto

Pelotas, 7 - O general Zeca Netto foi a Pedras Altas em visita ao dr. Assis Brasil, devendo regressar amanhã.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de março na história

  • 1923 - Lenin deixa o poder na Rússia, por motivos de saúde.
  • 1935 - Nikita Kruschov é nomeado secretário do PC da URSS.
  • 1955 - Nasce o bailarino Fernando Bujones.
  • 1959 - Lançamento da boneca Barbie.
  • 1992 - Morre o político israelense Menahem Begin.
  • 1994 - Morre o escritor Charles Bukowski.

O dia 10 de março na história

  • 1910 - A escravidão é abolida na China.
  • 1952 - O general cubano Fulgêncio Baptista assume novamente o poder.
  • 1969 - James Earl Ray, assassino de Martin Luther King, é condenado a 99 anos de prisão.
  • 1983 - Romeu Tuma assume a chefia da Polícia Federal.
  • 1987 - Vaticano condena bebê de proveta.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895