Moradores do Menino Deus pedem mudanças dos horários dos bondes

Moradores do Menino Deus pedem mudanças dos horários dos bondes

Correio do Povo do dia 1º de março de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Terminal de bondes na Praça da Alfândega

publicidade

Serviço de bondes 

Em carta que nos dirigiram moradores do arrabalde do Menino Deus se queixam contra o actual horario de bondes. Allegam elles que quasi todo o commercio cerra as suas portas ás 11,30, para o almoço de seus empregados e estes têm em geral hora e meia para esta refeição. Succede, porem, que o bonde da linha Menino Deus que lhes poderia servir parte da praça senador Florencio ás 11.29 e esse bonde faz o percurso longo pelo gazometro, o que redunda em uma grande perda de tempo, ficando assim poucos minutos para a refeição matinal. Agora, após o bonde das 11,29, vem o Republica que parte ás 11,55, mediando esse intevallo de 25 minutos, perdidos inutilmente. Assim pedem os que moram naquelle arrabalde e trabalham no commercio aos dirigentes da Companhia Força e Luz, que estabeleçam um bonde ás 11,30 seguindo pela praça do Portão, afim de sanar esse inconveniente. 

DIVERSAS 

Embarque de forças - Por determinação do governo do Estado, o commando geral da Brigada Militar fez seguir, ante-hontem, para Tapes, com destino a Camaquam cerca de 140 praças, pertencentes ao 2º batalhão daquella milicia. Tambem embarcou com destino ao logar denominado Volta Grande, uma força da mesma unidade. O embarque das forças foi feito, em embarcações do Estado, na Praia de Bellas. O governo do Estado fez seguir, tambem, para o sul do Estado, regular quantidade de armamento e munição. 

Apanhado por um bonde - Na tarde de ante-hontem, o menor Bruno Erau com 16 annos, foi victima de um desastre de bonde. Ao tentar tomar o bonde letra J, n. 21 que, guiado pelo motorneiro Argemiro Costa, passava com grande velocidade pela rua do Parque nas proximidades da rua Italia, caiu ao sólo, sendo colhido pelo comboio n. 77, que era rebocado por aquelle electrico. O menor, que ficou com uma fractura exposta no terço inferior da perna esquerda, foi recolhido á pharmacia do dr. Ernesto Rolim, onde recebeu os necessarios curativos, sendo recolhido, depois, á Santa Casa de Misericórdia. Tomou conhecimento do facto o major Hercules Limeira, delegado judiciario. 

Objectos perdidos - Entregamos: duas chaves, ao sr. Germano Seiberti, uma caderneta, ao sr. Jorge Bezelin. 

TELEGRAMMAS

As consequencia da occupação do Ruhr

Berlim, 27 - Communicam de Dusseldorf que a resistencia allemã no valle do Ruhr augmenta consideravelmente, em consequencia dos renovados esforços por parte do governo, em manter-se em contacto com os operarios do Ruhr, e ter o mesmo assegurado aos operarios o seu franco e decidido apoio no movimento de protesto contra a occupação franco-belga. Dizem que foram cortados linhas do serviço telegraphico e telephonico. 

Berlim, 27 - A divida fluctuante da Allemanha augmentou, este mez, até ao dia 20, quinhentos mil milhões de marcos. 

Essen, 27 - Declaram as autoridades francezas de occupação que 50% dos mineiros do Ruhr terão ferias em março e abril. 

Essen, 28 - Os belgas confiscaram 160 milhões de marcos em Duisburg, declarando que essa somma era necessaria para ser utilisada como fundo de garantia em caso de greve. Os francezes effectuaram o confisco, para identico fim, da somma de 260 milhões de marcos, em Kupferdrech. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1º de março na história

1565 - Fundação do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá. 
1811 - Criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
1845 - Termina a Guerra dos Farrapos.
1870 - Com a morte de Solano López, termina a Guerra do Paraguai. 
1922 - Artur Bernardes vence Nilo Peçanha nas eleições presidenciais.
1975 - Lançamento do Dicionário do Aurélio. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895