Morre o político e intelectual brasileiro Ruy Barbosa

Morre o político e intelectual brasileiro Ruy Barbosa

Correio do Povo do dia 2 de março de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Ruy Barbosa foi reconhecido como ‘O Águia de Haia’.

publicidade

Fallecimento de Ruy Barbosa 

Rio, 1 - O senador Ruy Barbosa, falleceu ás 20 horas. O conselheiro Ruy Barbosa foi declarado perdido ás 20 horas e exhalou o ultimo suspiro ás 20.25, cercado de toda sua familia. A casa do venerando brasileiro estava repleta de pessoas amigas que, desde que o seu estado se aggravou, hoje, começaram a affluir ali. O corpo deverá descer amanhã, para o Rio e, provavelmente, será embalsamado. Todos os jornaes hastearam a bandeira em funeral e cerraram as portas, notando-se grande consternação publica. Varios theatros e cinemas suspenderam os espectaculos, assim que tiveram conhecimento da triste noticia. O attestado de obito do conselheiro Ruy Barbosa foi de paralysia bulbar. 

DIVERSAS

Instituto Parobé - Estão sendo iniciados os trabalhos de construcção do edificio para a secção masculina desse Instituto. Ficará elle assim apparelhado para attender a todos os pedidos de matricula. Este anno, as matriculas tiveram que ser um pouco mais limitadas do que no anno passado, devido á reducção do espaço disponivel pelos trabalhos de construção, havendo por isto poucas vagas a serem preenchidas até ao encerramento regulamentar da matricula. O “curso feminino”, cuja existencia e fins são ainda pouco conhecidos, teve, apezar disto, grande procura em relação ás vagas previstas, a ponto de não poderem ser aceitas todas as candidatas ao curso elementar. As vagas estavam mesmo preenchidas muitos dias antes do encerramento official da matricula. Restam apenas algumas vagas na secção commercial, annexa ao curso feminino, em que moças de preparo elementar fazem um curso completar de um anno mediante pagamentos modicos, estudando : calculo commercial, escripturação, portuguez, inglez, allemão, tachygraphia, dactylographia e calligraphia. As installações do curso feminino, que foram franqueadas aos visitantes da exposição de trabalhos manuaes, em dezembro do anno findo, provocaram a admiração de todos quando a visitaram. Candidatas aguardam ainda a abertura de novas vagas.

TELEGRAMMAS

As obras da ponte que ligará Florianopolis ao continente - Chegaram seis engenheiros americanos para trabalhar

Florianopolis, 1 - Chegaram hoje seis engenheiros norte-americanos que vêm trabalhar nas obras da ponte que ligará Florianopolis ao continente. 

As consequencias da occupação do Ruhr

Essen, 23 - Os francezes consideram o plano allemão de dar ferias a cincoenta por cento dos mineiros do Ruhr, em março entrante, como uma tentativa deliberada para promover a reducção systematica da producção do carvão, sem provocar uma greve geral. Os francezes calculam que a producção, com o numero de mineiros que trabalham presentemente no Ruhr, já está muito reduzida, está quasi pela metade, porque os operarios estão trabalhando, diariamente, sete e não oito horas, como anteriormente. Além disto, muitos mineiros estão occupados nos serviços de reparos. Affirma-se que se acham sobre o chão, na bocca das minas, cerca de oito milhões de toneladas de carvão. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de março na história

1917 - Porto Rico passa a ser estado norte-americano. 
1919 - Primeiro Congresso da III Internacional em Moscou.
1926 - Fundação da organização da juventude fascista italiana.
1947 - Nasce o cantor Nelson Ned. 
1984 - Inauguração do Sambódromo no Rio de Janeiro.
1996 - Acidente aéreo mata os integrantes do “Mamonas assassinas”. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895