Movimentos revolucionários e propostas do partido socialista são discutidos no Palácio do Reichstag

Movimentos revolucionários e propostas do partido socialista são discutidos no Palácio do Reichstag

Correio do Povo do dia 4 de outubro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Manifestações de nacionalistas é controlada pelo exército, Berlim.

publicidade

Os acontecimentos da Allemanha 

Berlim, 1 - No Reichstag, foram discutidas as interpellações apresentadas a proposito do decreto governamental sobre movimentos revolucionarios e da proposta formulada pelos elementos do partido socialista independente tendente á defeza da Republica. O nacionalista Hergt, disse que o governo allemão recuou desde que assignou o acordo com a Baviera. O socialista independente Dittmann censurou os nacionalistas pelos seus movimentos subversivos e excitações, que chegam até aos assassinatos. O chanceler, sr. Wirth, reprovou vivamente as incessantes manifestações de provocação, e condemnou as festas militares que dão motivo para as manifestações dos nacionalistas.

DIVERSAS

Obras da Cathedral - A Liga Academica fez entrega ás exma. sras. dd. Morgada Py, Clemencia Lopes e Isolina Leyraud, da quantia de 700$, proveniente do resultado liquido dos matches jogados em Pelotas pelo scratch daquella entidade sportiva, em favor as obras da Cathedral, e de cuja commissão aquellas senhoras fazem parte. 

A nova organisação da Brigada Militar - O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, em sua ultima mensagem, diz que os regulamentos recentemente approvados, pelo governo federal, pra instrucção das forças de infantaria e cavallaria, dos quadros e da tropa, já estão tendo, na Brigada Militar, inteira applicação. Ligeiras modificações serão adoptadas, por isso, na organisação das diversas unidades, por força desses regulamentos. Os batalhões de infantaria por exemplo, não poderão todos continuar com o numero actual de companhias. Um delles terá 4 companhias a 3 pelotões de 2 grupos e 1 pelotão de metralhadoras; nos dois restantes caberão apenas 2 companhias a 3 pelotões de 2 grupos, para cada um. Um dos corpos menores, com o effectivo de 300 homens, irá para o Rio Grande e, outro menor, se destinará ao serviço do caes da capital. Quanto ao grande, será empregado na guarnição da capital, guarda ás repartições publicas.

TELEGRAMMAS

Construcção de um quartel

D. Pedrito, 3 - Foi recebida com o maximo enthusiasmo a noticia de que será iniciada, por todo o corrente mez, por ordem do governo federal, a construcção de um quartel modelo para as forças do Exercito. Consta que as obras estão orçadas em 1.000:000$000.

Novo edificio do Club Litterario 

Palmeira, 3 - Foi lançada, a pedra fundamental do novo edificio do Club Litterario tendo dado a benção o padre Manoel Roldão. Fez o discurso official o dr. Carlos Hoffmeister. 

Um aviador rio-grandense 

S. Paulo, 3 - Acha-se nesta capital, hospedado no Palace Hotel, o aviador rio-grandense Abreu Soares, que pretende fundar ahi uma escola de aviação.

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 2 - Diz uma nota official que, depois de um exame feito pela commissão de garantias e pelos representantes do governo allemão, ficou constatado que todas as sommas que a Allemanha teria de entregar a 15 de novembro sobre as taxas de exportação estão já pagas, tendo sido entregues em especie.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de outubro na história

1836 - Prisão do líder farroupilha, Bento Gonçalves.
1910 - Levante popular e militar proclama a República, em Portugal. 
1914 - Dirigível Zeppelin ataca Londres durante a Primeira Guerra.
1970 - Morre a cantora norte-americana Janis Joplin.
1988 - Fernando Henrique Cardoso é reeleito presidente da República. 
2001 - Governo do Brasil nega asilo ao general Lino Oviedo, do Paraguai.   


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895