Noruega nomeia representantes para a Exposição do Centenário da Independência do Brasil

Noruega nomeia representantes para a Exposição do Centenário da Independência do Brasil

Correio do Povo do dia 5 de maio de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Pavilhão da Noruega na Exposição do Centenário da Independência, no RJ.

publicidade

O Centenario da Independencia - A representação da Noruega na Exposição

Christiania, 4 - O ministro dos Negocios Extrangeiros, de accordo com o desejo do governo e com a autorisação do Parlamento norueguez, resolveu nomear uma commissão para representar officialmente a Noruega na Exposição Internacional do Rio de Janeiro, com a qual o Brasil commemorará a passagem do 1º centenario da sua emancipação politica. O pavilhão norueguez que será montado na capital brasileira já se acha quasi concluido, sendo pensamento do governo embarcal-o no proximo mez de junho, acompanhado do pessoal que se incumbirá da sua erecção no terreno destinado á representação da Noruega. 

DIVERSAS 

A colonisação do Brasil - Por intermedio da secretaria das Relações Exteriores, o nosso consulado em Berlim communicou ao ministro da Agricultura haver recebido pedido da Repartição Official Protectora dos Emigrantes, daquella capital, no sentido de obter do nosso governo o transporte para o Brasil de 10.000 familias com cerca de 50.000 agricultores teuto-walkyrios expropriados da Polonia e refugiados, presentemente, na Allemanha. 

Sociedade Aguia Branca - Ante-hontem, a sociedade “Aguia Branca” commemorou a dupla passagem de 3 de maio: uma pela passagem da assignatura da Constituição da Polonia, que foi no anno de 1791, discorrendo sobre essa data o sr. João Rain, que durante uma hora prendeu a attenção do auditorio. Sobre o feriado nacional, discorreu o sr. S. Budzyn. 

Exposição do Centenario - Como se sabe, o governo federal prorrogou até o dia 15 de agosto o praso para o recebimento no Rio de Janeiro, dos mostruarios que deverão figurar na Exposição do Centenario. Em vista disso, o governo do Estado resolveu transferir para 14 de julho proximo a inauguração da exposição preparatoria nesta capital e que estava fixada para 13 de maio corrente. Em virtude dessa transferencia, os mostruarios poderão ser enviados para aqui até 30 de junho.

TELEGRAMMAS 

O raid aereo Lisboa-Rio 

Rio, 4 - O “Correio da Manhã” recebeu um radiogramma do seu correspondente em Fernando de Noronha, communicando que o cruzador “Republica”, com os aviadores portuguezes , partiu hoje, ás 6 horas com destino ao rochedo de S. Paulo e S. Pedro. O paquete “Bagé” está em communicação com a estação radio-telegraphica daquella ilha.

A séde do 1º batalhão ferroviario 

Rio, 2 - O commandante do 1º batalhão ferro-viario foi autorisado a transferir a séde do mesmo em Cruz Alta para Santo Angelo. Serve de justificativa para essa mudança estar Santo Angelo mais proximo da parte em construcção da estrada de ferro de Cruz Alta a Porto Lucena. 

ITALIA 

Os conflictos de 1º de Maio

Roma, 3 - Durante os conflictos havidos, por occasião da commemoração do dia do trabalho, foram mortos cinco operarios, havendo grande numero de feridos. Em Livorno, os communistas invadiram o Club Monarchista e, em Pisa, foram incendiadas duas sédes dos socialistas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 5 de maio na história

1849 - Fundação do município de Joinville, por imigrantes alemães.
1912 - Lançamento do jornal bolchevique Pravda.
1917 - Nasce a cantora Dalva de Oliveira.
1985 - Chuvas no Nordeste deixam 800 mil desabrigados.
1987 - Morre o jornalista e político Tenório Cavalcanti.
1994 - Morre o poeta Mário Quintana.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895