Novos conflitos entre fascistas e socialistas

Novos conflitos entre fascistas e socialistas

Correio do Povo do dia 4 de maio de 1921, quarta-feira, noticiava:

O movimento dos fascistas se ampliava por toda a Itália

publicidade

A situação politica na Italia - novos conflictos entre “fascistas” e socialistas

Roma, 3 - Informam de Pisa que occorreram ali novas desordens. Um ‘fascista” que viajava num trem, ao lado de um companheiro, foi ferido por um tiro desfechado contra o trem perto de Viareggio. Divulgado o facto, duzentos “fascistas” partiram de Pisa, em perseguição do aggressor. Encontrando, no trem, o deputado socialista Giuseppe Modigliani, os “fascistas” maltrataram-no e obrigaram-o a saltar do trem. Dez “fascistas” dirigiram-se a Camara de Trabalho de Viareggio, cujas chaves tinham sido entregues aos carabineiros. Em vista disso, os “fascistas” limitaram-se a arrancar as placas, içar a bandeira tricolor na fachada da Camara de Trabalho e transportar os moveis e documentos que nestas se achavam para a caserna dos carabineiros. 

DIVERSAS

A industria vinicola - A industria vinicola volta a enfrentar difficuldades que tolhem seu desenvolvimento e que se repetem, causando sérios embaraços a este futuroso ramo de commercio. As difficuldades surgidas agora attingem não só aos productores de vinho, como, tambem, aos seus exportadores. Na região colonial, cada colono é um pequeno productor de vinho, fabricado dos fructos das parreiras que elles proprios cultivam em suas terras. O vinho por elles produzido é todo vendido para as cantinas dos exportadores, que, por sua vez, o enviam para as diversas praças do Estado ou do paiz. A quantidade produzida por cada colono é relativamente pequena, pois, para elles, o fabrico de vinho constitue apenas um auxilio aos seus esforços empregados na lavoura durante todo o anno. Agora, o governo da União, acaba de taxar cada como commerciante, obrigando-o a ter os livros necessarios, como succede com as casas commerciaes de qualquer genero. Esta medida do fisco federal deu logar como era de prever, a que se levantassem grande celeuma no seio dos laboriosos colonos italianos. Estes dizem que são pequenos productores, não podendo arcar com as reponsabilidades de commerciantes, visto que a uns lhes falta o necessario preparo para fazerem a sua propria escripta. 

TELEGRAMMAS

Pelos theatros - um apello da “Opinião Publica” á empreza do Guarany 

Pelotas, 3 - Com o mesmo successo das recitas anteriores, a Companhia Lyrica Marranti, executou hontem “o barbeiro de Sevilha”, em que muito se destacaram o tenor Baldrich, soprano Paltrini Ery, barytono Moreno e o baixo Cairo. A numerosa assistencia applaudiu calorosamente aquelles artistas. Hoje a Companhia cantará a “Bohemia” e amanhã o “Mephistopheles”. A “Opinião Publica”, em sua edição de hoje faz a empreza proprietaria do Theatro Guarany, o seguinte appello: Agora que Pelotas, possue um theatro em condições ha muito ambicionadas e apto para corresponder ás necessidades do publico, opportuno julgarmos lembrar á digna empreza do Guarany uma medida de grande alcance e ao mesmo tempo de alto valor do desenvolvimento da cultura artistica da nossa gente. Queremos nos referir a instituição de um theatro lyrico popular, a exemplo do que se faz nos grandes centros, onde a musica merece especial carinho e apoio. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de maio na história

1907 - Após uma greve geral em São Paulo, de 43 dias, várias categorias conquistam a jornada de 8 horas. 
1937 - Morre de tuberculose, aos 26 anos, o compositor Noel Rosa.
1939 - A cantora Carmen Miranda inicia grande turnê nos Estados Unidos.
1949 - Acidente aéreo mata todo o time do Turim F. C., da Itália. 
2000 - Morre aos 47 anos a atriz Sandra Bréa. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895