O assassinato do político pacifista alemão Matthias Erzberg

O assassinato do político pacifista alemão Matthias Erzberg

Correio do Povo do dia 17 de setembro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Funerais do político pacifista alemão Matthias Erzberg.

publicidade

Assassinato de Erzberger foi tramado na Baviera?

Berlim, 16 - As declarações feitas pelo chanceler Wirth, perante a commissão de fiscalização do Reichstag, provocaram sensação, pois o chefe do governo expoz abertamente a convicção de que o assassinato de Erzberg fôra tramado na Baviera pelas sociedades secretas chauvinistas. O chanceler Wirth, leu um longo relatorio do commissario federal Weissmann, em que este evidencia a cumplicidade de elementos pertencentes á famosa brigada Ehrhardt, cujos chefes e principaes membros habitam Rosenheim, perto de Munich. O commissario Weissmann mostra que todas as tentativas feitas para prender o coronel Bauer, major Pabst e o commandante Ehrhardt fracassaram, por estarem protegidos pela policia bavara.

DIVERSAS

Imprensa - Recebemos o nº 6 da “Imprensa” mensario illustrado e que é orgam da Associação Rio Grandense de Imprensa. Tendo como director o nosso collega coronel João Maia aquella publicação traz variada e interessante materia, que muito a recommenda. No presente numero presta uma homenagem ao nosso saudodo director, Caldas Junior, estampando o seu retrato. Referindo-se ao anniversario do “Correiodo Povo” que transcorre a 1º de outubro proximo publica o seguinte: “Passará no proximo dia 1º de Outubro o 27º anniversario do popular orgam porto-alegrense “Correio do Povo”. Jornal identificado que ha muito com o povo rio-grandense que apoia francamente com a sua acceitação, o “Correio do Povo”é já uma tradição de nossa imprensa, pois são memoraveis as campanhas em que, ao tempo de seu inolvidavel fundador Caldas Junior, se empenhou em prol do bem publico. Congratulando-nos com os collegas do “Correio”, publicamos o retrato do seu fundador como preito de saudade do jornalista extincto. 

Independencia do Chile - Passa hoje, mais um anniversario da independencia do Chile. Por esse motivo, os consulados conservar-se-ão embandeirados, durante o dia.

Um quartel em Cacequy - Sabe-se que dentro de pouco tempo será construido um quartel nesta localidade. 

TELEGRAMMAS

Construcção de um quartel 

S. Vicente, 16 - Chegou do Cacequy, para onde fôra afim de escolher local para a construcção de um quartel, para as forças federaes, o dr. Armando Prates, intendente municipal. Este doou ao governo federal um terreno no logar denominado Trincheira, proximo á estação, para tal fim. 

O problema russo 

Londres, 15 - A Agencia Reuter informa que a assembléa constituinte da Georgia fez um apello ao mundo para que salve aquelle paiz da oppressão do Soviet. Pede tambem soccorro e viveres, bem como a retirada das tropas russas do territorio georgiano. Termina o appello dizendo que se continuar a actual situação tres milhões de georgianos perecerão de fome e frio. 

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 16 - Houve hontem, uma importante conferencia entre o chanceler, sr. Wirth, e os representantes dos bancos e das industrias, com o proposito de se facultarem ao governo os titulos em ouro, internos e externos, afim de fazer face aos futuros pagamentos das reparações de guerra. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de setembro na história

1894 - Inauguração da Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro.
1962 - Primeira morte da tentativa de fuga no muro de Berlim. 
1976 - Apreensão do jornal O Pasquim. 
1980 - Anastasio Somoza, ex-ditador da Nicarágua, é morto em atentado no Paraguai.
1992 - Morre o cantor e compositor Herivelto Martins.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895