O cruzeiro do “Italia”

O cruzeiro do “Italia”

Correio do Povo do dia 11 de abril de 1924, abril, noticiava:

Correio do Povo

O palácio Itamaraty também foi sede do Ministério das Relações Exteriores

publicidade

RIO, 8 — Realizou-se hontem, ás 21 horas, no palacio Itamaraty, o banquete que o ministro das Relações Exteriores e a senhora Felix Pacheco offereceram ao embaixador especial da Italia, cav. Giovanni Giurati. Nesse banquete que foi servido no salão verde do Itamaraty, tomaram parte os embaixadores acreditados junto ao governo do Brasil, altas autoridades nacionaes, elementos de destaque da sociedade, os membros da comitiva do embaixador especial da Italia, ao todo 150 convidados. O cav. Giovanni Giurati chegou ao Itamaraty pouco antes das 21 horas acompanhado de todos os membros da sua comitiva, sendo recebido á porta pelo chefe do gabinete do ministro das Relações Exteriores.

DIVERSAS

A renovação da Camara

RIO, 9 — Realizar-se-á terça-feira, 15 do corrente, a primeira sessão preparatoria da Camara dos Deputados para inicio do reconhecimento dos poderes. Há candidatos que têm o reconhecimento e candidatos contestados. Uma conferencia sobre esse assumpto acontecerá na sessão preparatoria.

Viagem do presidente eleito de SP

RIO, 7 — Chegou á esta capital o sr. Carlos de Campos, presidente eleito do Estado de S. Paulo.

A presidencia da Parahyba

RIO, 7 — Parece estar assentada, segundo se diz nos circulos politicos,. a candidatura do dr. João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, ministro togado do Supremo Tribunal Militar, á presidencia do Estado da Parahyba.

As penas impostas a officiaes do Exercito — A condenação do coronel Paulo de Oliveira

RIO, 8 — Em sua edição de hoje o “Jornal do Commercio” publica a seguinte primeira varia: “Não se faz commentario nenhum sobre a condemnação do coronel Paulo de Oliveira a um anno de prisão pelo Supremo Tribunal Militar. Realmente, achamos que as sentenças, quaesquer que ellas sejam, não devem ser applaudidas nem censuradas. A distribuição e applicação da bôa justiça precisa ser causa normal e dispensar systematicamente tantos louvores como criticas.”

TELEGRAMMAS

Extrangeiro

O governo inglez derrotado na Camara dos Communs — As consequencias dessas derrotas — LONDRES, 8 — A Camara dos Communs infligiu duas derrotas ao governo. A primeira foi na questão dos alugueis de casas e a segunda no projecto de revalidação dos contratos de fornecimento a diversos ministerios durante a guerra. Na primeira o governo foi batido por 221 votos contra 212, e na segunda por 207 contra 170.

LONDRES, 9 — Diversos membros do gabinete reuniram-se para examinar a situação decorrente da derrota infligida ao governo na Camara dos Communs. Do que ficou resolvido na reunião nada transpirou por enquanto. O “Evening Standard”, comentando a situação, consigna que ha fundo desaccordo no seio do gabinete, facto esse tanto mais significativo, observa o referido jornal, quanto é o primeiro que se manifesta depois do advento do novo governo.

A Polonia na Liga das Nações — VARSOVIA, 10 — O governo decidiu nomear um delegando permanente junto á Liga das Nações.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de abril na história

1919 - Criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

1923 - Fundação da Escola de Samba Portela no Rio de Janeiro.

1925 - Tenentismo: união, no Paraná, dos revoltosos do Rio Grande do Sul e de São Paulo forma a Coluna Prestes.

1964 - Oficiais legalistas são punidos: 31 da Aeronáutica, 77 do Exército e 14 da Marinha do Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895