O dr. Borges de Medeiros inspeciona a obra do cais do porto

O dr. Borges de Medeiros inspeciona a obra do cais do porto

Correio do Povo do dia 10 de novembro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Borges de Medeiros inspecionando as obras do cais do porto.

publicidade

Os armazens do caes e a Alfandega

O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, em virtude dos pedidos que lhe haviam sido feitos pelos representantes das companhias de navegação inglezas, resolvera alugar á inspectoria da Alfandega desta capital os cinco armazens do caes, afim de nelles serem installados os daquella repartição, cuja situação com referencia ao seu serviço de descargas é deveras apremiante, visto que, em consequencia das obras do novo caes, a parte fronteira aos seus armazens está sendo atulhada. Para este aluguel se fazia porém, necessaria a autorisação do Ministerio da Fazenda, a qual foi immediatamente solicitada, por telegramma, ao titular daquella pasta pelo inspector da Alfandega, coronel Licio de Campos Borralho. Esta autorização, apezar de transcorrido já grande espaço de tempo, ainda não veio, pelo que o coronel Licio de Campos Borralho, tomando, igualmente, em consideração o facto de dentro em breve ficar terminado um dos amplos armazens, que, por contracto, os capitalistas desta praça Crivellaro e Diffini se propuzeram a edificar, officiou ao presidente do Estado, communicando-lhe desistir do arendamento dos armazens do caes da capital.

DIVERSAS

Monumento ao general Osorio - Esteve, no palacio do governo, a commissão constituida dos srs. general Jose Luiz Rodrigues da Silva, o coronel Teixeira Netto e outras autoridades. Foram solicitar do presidente do Estado amparo moral e auxilio material, afim de conseguir levar a effeito, por occasião do centenario da independencia do Brasil, a erecção do referido monumento. S.exc. prometteu á commissão o seu apoio compromettendo-se a conceder no proximo anno o auxilio pecuniario, destinado ao monumento, e dirigir-se aos intendentes de todos os municipios, solicitando-lhes a instituição de uma verba para esse fim.

Sorte grande - Os srs. Demarchi & C. , concessionario da Loteria do Estado, pagaram com cheques contra o Banco da Provincia o bilhete n. 9419, premiado com a sorte grande de 150 contos de réis, da extracção de 5 do corrente, na seguinte proporção 1/10 - Maximo Monteggio, residente em Villa Nova; 2/10 - Angelino M. La Porta; 7/10 - Banco da Provincia, por conta de terceiros.

Reclamação - Há mais de um anno a Intendencia Municipal deu inicio a consertos na ponte existente na avenida Nonohay. Esses serviços foram tempos depois, interrompidos, dando isso motivo a que os vehiculos transitem ali com certa difficuldade. Ainda ante-hontem, um carrinho conduzindo uma familia, desviando-se um pouco do leito da ponte, caiu no arroio ali existente. Os passageiros, felizmente, sairam apenas com leves escoriações.

TELEGRAMMAS

Novo hotel

Carlos Barbosa, 9 - Brevemente será aberto um novo hotel nesta localidade, com todo o conforto e hygiene, especialmente para veranistas.

A mensagem do dr. Borges de Medeiros

S. Paulo, 9 - O Jornal do Commercio em noticia entrelinhada commenta a mensagem que o dr. Borges de Medeiros, presidente desse Estado, dirigiu á Assembléa dos Representantes. Estudando a parte economica e financeira dessa mensagem, o jornal declara que a impressão favoravel que della decorre é motivo de regosijo, para todos os brasileiros, que desejam que a iguaes condições attinjam os demais Estados do Brasil.

O couraçado S. Paulo na Europa

Rio, 8 - O almirante Pedro Max de Frontin, chefe do Estado- Maior da Armada, recebeu um radiogramma do capitão de mar e guerra; Tancredo Gomensoro, commandante do couraçado São Paulo, communicando haver esse navio chegado ante-hontem á noite em Dunkerque, onde desembarcaram a rainha da Belgica e as pessôas que compuseram a comitiva real na visita que os augustos soberanos realizaram ao Brasil.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de novembro na história

1928 - Lançada no Rio de Janeiro a revista semanal ilustrada O Cruzeiro.
1928 - Hirohito é coroado imperador do Japão.
1937 - Instaurada a terceira República Brasileira.
1957 - Criação da Comissão Nacional de Energia Nuclear. 
1996 - Boxe: Mike Tyson perde o título de campeão mundial dos pesos-pesados para Evander Holyfield.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895