O navio britânico Petersfield chega ao porto da capital

O navio britânico Petersfield chega ao porto da capital

Correio do Povo do dia 20 de novembro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O navio britânico Petersfield atracou no cais do porto há cem anos atrás.

publicidade

O caça-minas “Petersfield”

Tendo saido na madrugada de ante-hontem, do Rio Grande, ancorou, hontem, pela manhã, neste porto, o caça-minas “Petersfield”, da marinha de guerra britannica. Muito antes da hora marcada para a chegada deste vaso de guerra, via-se, já, ao longo do novo cáes, grande numero de membros da colonia ingleza aqui domiciliada e diversos populares. Pouco antes das 10 horas, o “Petersfield “, apitando por diversas vezes, ao passar em frente á Capitania do Porto, annunciava a sua chegada. Poucos minutos depois, e após uma rapida manobra de volta, o “Petersfield” atracou lentamente ao novo caes. A commissão de hospitalidade e festas está organisando o programma das diversões que serão proporcionadas aos tripulantes do vaso de guerra britannico, que ora nos visita. Deste programa constarão partidas de foot-ball e funcções cinematographicas.

NR. Há um século, o Internacional entrava na Chácara dos Eucaliptos para enfrentar a equipe do vaso de guerra Petersfield. Na época, era comum os navios britânicos manterem equipes de futebol e rúgbi, que jogavam nas cidades que visitavam. A partida foi disputada numa quinta-feira à tarde, com a presença de um bom público, com a vitória do Internacional por 5 a 2.

DIVERSAS

Instituto Historico e Geographico - Realizou-se, hontem, á noite, conforme fôra annunciado, no salão nobre da Intendencia Municipal, a sessão solemne de installação do Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul e posse de sua primeira directoria. O salão fôra preparado, com capricho, para essa cerimonia e fartamente illuminado, vendo-se, no logar de honra, um retrato do notavel historiador Visconde de São Leopoldo, um dos fundadores e primeiro presidente do Instituto Historico e Geographico do Rio de Janeiro. O arcebispo d. João Becker, fez-se representar por monsenhor Mariano da Rocha e a Academia Rio-Grandense de Letras pelo major Tancredo de Mello.

O dia da Bandeira - O dia de hontem, que assignalava a passagem de mais um anniversario da creação da bandeira nacional, foi condignamente commemorado. Como é de estylo, o pavilhão nacional foi, ás 12 horas, hasteado em todas as repartições publicas federaes, estaduaes e municipaes e quarteis, em presença dos respectivos funccionarios, officiaes e praças. Na Delegacia Fiscal, na Alfandega e na Administração dos Correios, esse acto se revestiu de maior solemnidade. Em todos os quarteis da Brigada Militar, foram feitas identicas solemnidades. Os consulados e diversas casas commemorativas e particulares, bem como os navios surtos no porto, conservaram-se embandeirados. Á noite os estabelecimentos publicos illuminaram as suas fachadas.

TELEGRAMMAS

O couraçado S. Paulo na Europa

Rio, 18 - O capitão de mar e guerra Tancredo Gomensoro, commandante do couraçado S. Paulo, em telegramma dirigido ao chefe do Estado-Maior da Armada, communicou ter, acompanhado dos officiaes da guarnição do mesmo navio, visitado, em Londres, o cenotapho erigido aos heróes da Marinha Britannica tombados durante a ultima guerra, e em nome da armada brasileira, ter depositado naquelle monumento uma corôa de bronze.

A reforma do ensino primario

S. Paulo, 19 - O dr. Reynaldo Porchat, lente da faculdade de Direito desta capital, respondendo a uma consulta que lhe fizera Jornal do Commercio, declarou inconstitucional a reforma do ensino primario elaborada pelo governo estadual. Essa folha que continua atacando a referida reforma, termina o artigo de hoje, dizendo que o projeto em questão vingará, porque manda quem póde.

A festa da bandeira

S. Paulo, 19 - Em commemoração á data de hoje, a bandeira nacional foi içada em todas as repartições e escolas publicas, bancos e sociedade de Tiro de Guerra.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de novembro na história

1695 - Zumbi, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares no Brasil, é executado. A data da sua morte é comemorada hoje como o Dia da Consciência Negra.
1945 - Começam em Nuremberg o julgamento de criminosos de guerra nazistas. 
1959 - Declaração Universal dos Direitos da Criança é adotada pelas Nações Unidas.
1965 - Instituição do AC 4, que criou o bipartidarismo no Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895