Opera "Rei Galaor", do maestro gaúcho Araújo Vianna, é elogiada pela crítica carioca

Opera "Rei Galaor", do maestro gaúcho Araújo Vianna, é elogiada pela crítica carioca

Correio do Povo do dia 8 de outubro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O público prestigiou a estreia da ópera do gaúcho Araújo Vianna, no RJ

publicidade

O Rei Galaor - A sua estréa no Theatro Municipal, do Rio

Foi cantada, no Theatro Municipal, do Rio, com grande exito, a opera “Rei Galaor”, do maestro rio-grandense Araujo Vianna. Rodrigues Barbosa, o autorisado critico musical d’ “O Jornal”, assim se referiu a esse espetaculo, qualificando-o - “Rei Galaor” - como uma obra de valor, que revela o talento de um compositor já consagrado na “Camera”: “ O espectaculo de hontem era uma novidade porque se tratava de uma opera ainda não conhecida e cantada por artistas brasileiros, no seio de uma companhia constituida por allemães, francezes e italianos. “ O rio-grandense do sul José de Araujo Vianna, tão cedo desapparecido entre os vivos, mas vivo ainda na imaginação dos que com elle trataram. Era impossivel conhecel-o e esquecel-o. Quem o viu uma vez, guardou na retina a sua figura, de uma elegancia discreta, e de uma distincção solina de artista.

DIVERSAS

O caso de isenção de direitos para 30.000 cabeças de gado - A companhia Armour do Rio Grande do Sul, como deve ser de pleno dominio publico, pois que tal pedido provocou muitos commentarios, solicitara, ha tempos, ao ministro da Fazenda isenção de direitos para a importação de 30.000 cabeças de gado vaccum. O sr. Homero Baptista, resolvendo sobre o caso, indeferiu em 15 de agosto ultimo a alludida pretenção, depois de ouvir o parecer do Tribunal de Contas, visto que não consta do processo que a importação se tenha effectuado quando em vigor o dispositivo que permittia a isenção, a qual não poderia ter logar no corrente anno em face do disposto no artigo 51 da vigente lei da Receita. Tal resolução ministerial foi, por officio de hontem communicada ao inspector da Alfandega de Livramento. 

Objectos perdidos - O sr. Gil de Lima depositou em nosso escriptorio um leque, achado á rua Duque de Caxias.

TELEGRAMMAS

A successão presidencial do Estado 

Uruguayana, 7 - O dr. Antonio Monteiro, dirigiu ao engenheiro Arthur Schilling, o seguinte telegramma: “Assis Brasil aceitará a sua candidatura para presidente do Estado da santa cruzada em pról da libertação do Rio Grande amado. Esta noticia despertou enthusiasmo delirante. Chegaram manifestações de solidariedade do Rio, Minas e São Paulo.”
As obras do Rio Pardo 

Rio Pardo, 7 - Causou optima impressão a noticia de que o governo do Estado reencetará no mez de dezembro os trabalhos do rio Pardo, com o fim de tornal-o francamente navegavel até Candelaria.
A Companhia Becker organisará por esse rio uma linha de vapores, em janeiro de 1923. O transporte fluvial está sendo organizado. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de outubro na história

1892 - Primeira linha elétrica no Brasil trafega no Flamengo, RJ, com Floriano Peixoto como passageiro. 
1910 - Os jesuítas são expulsos de Portugal. 
1967 - Morre nas selvas da Bolívia o revolucionário Che Guevara. 
1978 - Nelson Piquet estreia no automobilismo da Fórmula 1.
1998 - José Saramago ganha o Nobel de Literatura.

O dia 9 de outubro na história

1940 - Nasce o cantor e compositor dos Beatles, John Lennon. 
1958 - Morre o Papa Pio XII. 
1970 - Proclamação da República do Cambodja. 
1970 - Inicia a construção da Rodovia Transamazônica. 
1985 - Morre o ex-presidente Emílio Garrastazu Médici.
1999 - Morre o poeta João Cabral de Mello Neto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895