Os últimos instantes do Senador Nilo Peçanha

Os últimos instantes do Senador Nilo Peçanha

Correio do Povo do dia 3 de abril de 1924, quinta-feira, noticiava:

Correio do Povo

Nilo Peçanha, considerado o primeiro presidente negro do Brasil

publicidade

RIO, 31 — Os ultimos momentos do senador Nilo Peçanha foram uma scena pungente para quantos se achavam no quarto em que o estadista fluminense expirou. Ajoelhados em torno do leito do moribundo, alternando os soluços com as orações, estavam a esposa, e a irmã daquelle, d. Anita Peçanha e senhorita Armenia Peçanha, o ministro Leoni Ramos, dr. Mauricio de Lacerda, dr. Sebastião Britto, João Guimarães, general José Ribeiro, muitas senhoras e outros cavalheiros. Sustentando uma vela entre as mãos do moribundo, achava-se ao quarto tambem, o dr. Lengruber Filho, o qual, como os demais circumstantes, chorava e soluçava.

DIVERSAS

Enfermaria “Caldas Junior” — Em varias noticias nos temos referido que a actual mesa administrativa da Santa Casa resolvera, como expressiva homenagem dar o nome de “Caldas Junior” a enfermaria onde se acham recolhidos os enfermos atacados de tuberculose e cujas obras de adaptação foram ultimadas ha dias. Passando no dia 9 do corrente, mais um aniversario do fallecimento do nosso saudoso director, a mesa administrativa resolveu inaugurar a enfermaria naquelle dia, ás 10 horas da manhã. Hontem, os srs. coronel Antenor Amorim e Pedro Alexandrino de Mattos, respectivamente provedor e mordomo, estivaram em nossa redacção, convidando-nos para assistir a este acto, que se revestirá de solemnidade.

Faculdade de Medicina — A proposito das referencias que fizemos á Faculdade de Medicina, por occasião da inauguração de seu novo edificio, recebos, hontem, do seu director, dr. Sarmento Leite, o seguinte cartão: Porto Alegre, 2 de abril de 1924 — Exmo. sr. redactor do “Correio do Povo” — Com mais intima satisfação venho agradecer, em nome dos demais professores, as benevolas expressões respeito á inauguração do novo edificio desta Faculdade. Cordeaes saudações — O director, Dr. Sarmento Leite”.

TELEGRAMMAS

Extrangeiro

As convenções entre a Bulgaria e a Yugo-Slavia — BELGRADO, 2 — A Camara ratificou as convenções assignadas com a Bulgaria em 26 de novembro de 1923.

A greve dos empregados — LONDRES, 2 — Terminou a gréve dos empregados de bondes. Estes começaram a tafegar.

As communicações telegraphicas entre as Antillhase a Guyana Ingleza — LONDRES, 2 — Na sessão de hoje na Camara dos Communs, o ministro Thomas pediu que esta autorisasse a abertura de credito para o estabelecimento de communicações telegraphicas sem fio e cabos submarinos entre as Atillhas e a Guyana britannica.

Deposito de viveres destruidos pelo fogo — LONDRES, 2 — Telegrammas de Melbourne noticiam ter havido ali um espantoso incendio em deposito de cereaes, farinha e juta.

Duelo a espada — MONTEVIDE’0, 1 — No Circulo de Armas, bateram-se em duelo, a espada, o capitão de fragata Tomas Rodriguez e o sr. Luis Travesso, saindo os dois feridos no braço direito, no segundo assalto.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de abril na história

  • 1964 - Panamá e Estados Unidos reatam relações diplomáticas.
  • 1967 - Exército prende oito guerrilheiros do MNR na serra de Caparaó (ES-MG).
  • 1972 - Emenda Constitucional n° 2 torna indiretas eleições de governadores programadas para 1974.
  • 1972 - Presidente general Emílio Médici assina acordo de cooperação com o ditador da Bolívia, general Hugo Banzer.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895