Os relógios desregulados dos Correios

Os relógios desregulados dos Correios

Correio do Povo do dia 20 de janeiro de 1924, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Relógios dos Correios estavam desregulados

publicidade

Os relogios dos Correios e Telegraphos

Os relogios dos Correios e telegraphos, como, aliás, succede com os demais relogios publicos da nossa capital, nunca andam regularmente. Assim, quando o relogio publico daquella repartição federal, isto é, o que está collocado na torre do edificio marca uma determinada hora, o mostrador collocado no interior da mesma repartição quando não está algum minuto adiantado marca diversos minutos a menos. O inconveniente dessa diferença de horas, facilmente será compreendido por aquelles que, guiando-se, como é natural, pelo mostrador externo, vão á administração dos Correios e ahi já não mais podem comprar sellos, receber os vales postaes, etc. Simplesmente porque pelo relogio interno, já se exgotará o horario para tal fim estipulado. Quer nos parecer que não seria de mais qualquer providencia no sentido de uniformisar a marcação de ambos os relogios daquella repartição.

DIVERSAS

Casa Wallig - A firma Wallig e Cia., fabricante de fogões, cofres, camas, acaba de abrir duas filiaes, para vendas de artigos fabricados em suas officinas. Uma dellas foi installada no Rio de Janeiro, estando á cargo do sr. Armando Schultz e a outra, na cidade de São Paulo, á cargo do sr. Adolpho Kessellino. Essas duas filiaes foram inauguradas e se acham funccionando. Esteve naquellas capitaes assistindo á inauguração das filiaes, o sr. Adolpho Kuhl, da Wallig.

Desapropriação de terras - O governo do Estado, para facilitar a construcção da Estrada de Ferro com que a Escola de Engenharia pretendia ligar os seus institutos desta capital ao de Viamão, baixou um decreto desapropriando, por utilidade publica, os terrenos por onde devia passar a alludida via-ferrea. A Escola de Engenharia publicou editaes chamando os proprietarios daquelles terrenos, para receberem o preço por ella arbitrado.

TELEGRAMMAS

A situação na Allemanha

Deram-se desordens provocadas pela carestia da vida

Dusseldorf, 18 - Os operarios desoccupados assaltaram um trem de carvão. Intervindo a policia que effectuou varias prisões. A tarde realisou-se uma manifestação de protesto contra a carestia da vida sendo saqueadas diversas casas. Novamente interveio a policia seguindo-se conflictos de que sairam feridas numerosas pessoas.

Berlim, 19 - Fracassou a parede geral do Ruhr. Em Ratling já voltaram ao trabalho quatro mil operarios metallurgicos. Em Esse funccionavam todos os estabelecimentos industriaes com a totalidade do pessoal. Em Colonia, continua a greve dos empregados da usina electrica. Em Knapsak, adheriram ao movimento os trabalhadores de uma mina proxima á usina.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de janeiro na história

  • 1890 - É oficializado o Hino Nacional, de Francisco Manuel da Silva.
  • 1941 - Criação da FAB e do Ministério da Aeronáutica.
  • 1951 - Criação da TV Tupi-RJ.
  • 1961 - John Kennedy toma posse na presidência dos EUA.
  • 1972 - Inauguração dos orelhões.
  • 1983 - Morre o jogador Garrincha, no Rio de Janeiro.

O dia 21 de janeiro na história

  • 1905 - Nasce o costureiro e estilista francês Christian Dior.
  • 1924 - Morre Lenin, líder da revolução socialista russa.
  • 1940 - Nasce o cantor e compositor Lindomar Castilho.
  • 1950 - Morre o escritor inglês George Orwell.
  • 1998 - Entra em vigor o novo código de trânsito.
  • 1998 - Papa João Paulo II visita Cuba.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895