Oscar Moreira paz tenta se infiltrar nas forças do Coronel Honorio Lemos para matá-lo

Oscar Moreira paz tenta se infiltrar nas forças do Coronel Honorio Lemos para matá-lo

Correio do Povo do dia 22 de julho de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Havia um plano para assassinar Estacio Azambuja e Honorio Lemos

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

O levante na Fronteira do Estado 

Santa Maria, 21 - O “Diario do Interior” publicou, em sua secção “O movimento revolucionario”, a seguinte nota: “Na villa do Rosario foi preso, por um piquete revolucionario, Oscar Moreira Paz, que ali appareceu dizendo que desejava incorporar-se ás forças do coronel Honorio Lemos. “Moreira Paz é accusado de estar incumbido de assassinar o coronel Honorio Lemos, a cuja presença foi conduzido pelo piquete que o prendeu. A denuncia contra Moreira Paz foi transmittida de Porto Alegre para Bagé e dali para o commandante das forças revolucionarias no municipio de Rosario. A denuncia accrescentava que um outro dos chefes revolucionarios, que Moreira queria assassinar, era o coronel Estacio Azambuja, em cujas forças pretendeu incorporar-se”. 

DIVERSAS

Os novos carros da Viação Ferrea - 
Visitamos hontem na estação desta capital, dois carros de passageiros, de 12,50 metros de comprimento e 2,60 de largura, recentemente construidos nas officinas de Santa Maria, afim de serem empregados na linha Porto Alegre-Santa Maria. Ambos de bello aspecto interno e externo, foram construidos com material nacional, excepção feita do estrado, que é de aço. A sua feitura com madeira de nossas mattas, louro e grapiapunha, é digna de ser apreciada como progresso da nossa industria. Cada um delles dispõe de assentos de palinha trançada, bastante commodos, com folgada lotação para 37 passageiros. Os assentos, desde as ferragens até ao estufamento, foram feitos nas officinas da Viação Ferrea, sendo cada um delles numerado por meio de uma chapa metallica, de forma que o passageiro quando compra a passagem, fica desde logo com o seu lugar indicado pelo respectivo numero. 

TELEGRAMMAS

A miseria na Allemanha

Berlim, 20 - A Liga Central de Invalidos e viuvas da Allemanha, com séde nesta capital, calcula entre cinco e meio milhões as pessoas que não tem, na Allemanha, meios sufficientes para adquirir a alimentação diaria. A Liga Central publicou a seguinte lista de necessitados pensionistas e invalidos 1.200.000; 100.000 indigentes,que recebem auxilios de caridade publica, 500.000 órfãos, 2.000,000 de mutilados da guerra; incapacitados de trabalhar; 20.000 mães, paes e viuvas da guerra, incapazes de trabalhar; 500.000 pessoas, sendo a maioria mutilados da guerra na Allemanha e que se acha empregada nas fabricas com occupações de acordo com a lei que obriga os industriaes a admittirem uma certa porcentagem desses individuos em suas fabricas. 

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de julho na história

1938 - Alemanha impõe identificação para judeus. 
1968 - Sede da ABI é alvo de atentado à bomba.
1976 - A ginasta romena Nadia Comaneci é a primeira a ganhar duas notas 10 nas barras assimétricas. 
1981 - Autor do atentado contra o papa João Paulo II, Ali Agca é condenado à prisão perpétua. 

O dia 23 de julho na história

1883 - Primeira iluminação elétrica é inaugurada em Campos, RJ.
1932 - Suicídio de Santos Dumont. 
1952 - Adhemar Ferreira da Silva conquista medalha de ouro e recorde mundial no salto triplo nas Olimpíadas de Helsinque.
1991 - Deixa de circular o jornal Ultima Hora do Rio de Janeiro. 
1993 - Oito menores são executados na chacina da Candelária.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895