Passo fundo espera ataque de tropas revolucionárias chefiadas por Felippe Portinho

Passo fundo espera ataque de tropas revolucionárias chefiadas por Felippe Portinho

Correio do Povo do dia de 10 de março de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Força revolucionária do coronel Felippe Portinho.

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Santa Maria, 9 - O “Diario do Interior” publica, hoje, o seguinte telegramma de Passo Fundo, datado de hontem: “ Acham-se cortadas as communicações com o municipio de Erechim, constando que foram arrancados os trilhos da estrada de ferro entre as estações de Balisa e Barro, proximo á séde daquelle municipio. Até agora, ás 17 horas, ainda não chegou o trem de S. Paulo. “Correm boatos de que as forças revolucionarias, chefiadas pelo coronel Felippe Portinho, em numero de mil homens, tomaram Lagôa Vermelha, marcham contra esta cidade, sendo esperado um ataque até sabbado proximo. Corre tambem que o coronel Menna Barreto está acampado com 600 homens a quatro leguas de Carasinho, no 4º districto deste municipio.

DIVERSAS

Um official com 106 anos de idade - No dia 7 do corrente, em Pelotas, onde reside, completou 106 annos de idade o coronel honorario do Exercito José Borges de Abreu, nascido em Pelotas a 5 de março de 1817, de cuja cidade assistiu á demarcação, tendo sido um dos seus primeiro vereadores. Verificou praça no 7º regimento de cavallaria aos 24 annos de idade, tomou parte em cinco campanhas, inclusive na revolução riograndense de 93, ao lado da legalidade, e possue onze medalhas. É um ancião forte, passeia a cavallo, lê e escreve com certa firmeza e declarou que si houvesse revolução no Estado, ainda se achava com coragem e forças para lutar. 

A vigilancia no Guahyba - Como noticiamos, o dr. Valentim Aragon, sub-chefe de policia da 1ª região policial, pedira autorisação, por cinco dias, á delegacia da Capitania do Porto desta capital, para a policia judiciaria visitar nas proximidades do porto desta capital, pequenas embarcações, suspeitas de conduzir armas prohibidas. Essa autorisação foi concedida pelo capitão-tenente Rodolpho Fróes da Fonseca, delegado á Capitania do Porto, e tendo findado o praso respectivo, não foi pedida a sua renovação. 

Roubo na Tristeza - Os gatunos voltaram a operar no arrabalde da Tristeza. A falta de policiamento tem cooperado para não se pôr fim aos factos. 

TELEGRAMMAS

S. C. Lageadense

Lageado, 9 - O campo do S. C. Lageadense está passando por grandes melhoramentos, achando-se completamente cercado e com o nivelamento quasi terminado. 

A arrecadação das taxas do porto do Rio Grande 

Rio, 9 - Em longo aviso, o ministro da Viação respondeu ao presidente do Estado em referencia ao pedido para continuar isenta da fiscalização da União a arrecadação de taxas do porto do Rio Grande. 

Academia Brasileira de Letras - homenagem á memoria de Ruy Barbosa 

Rio, 8 - Realizou-se, hoje, na Academia de Lettras, a eleição para preenchimento da vaga aberta com o fallecimento de D. Silverio Pimenta. O presidente da Academia, sr. Afranio Peixoto, ao abrir a sessão proferiu sentidas palavras sobre a morte de Ruy Barbosa, pedindo alguns instantes de concentração. O sr. Coelho Netto propoz que fosse levantada a sessão em signal de pezar pela morte de Ruy Barbosa, o que foi approvado, por ampla maioria.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de março na história

1826 - Morre em Portugal o rei João VI.
1910 - A escravidão é abolida na China.
1945 - Jornalistas fazem manifesto pró-democracia. 
1945 - Nasce o cantor Wanderley Cardoso.
1969 - James Earl Ray, assassino de Martin Luther King, é condenado a 99 anos de prisão. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895