Pelotas contrata serviço de energia elétrica e prepara novo modelo de iluminação pública

Pelotas contrata serviço de energia elétrica e prepara novo modelo de iluminação pública

Correio do Povo do dia 24 de janeiro de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Pelotas passou a contar com iluminação pública elétrica.

publicidade

Illuminação Publica de Pelotas 

A municipalidade de Pelotas contratou a illuminação da cidade com a Light & Power, que recebeu todos os cabos necessarios para a construcção da rêde e que tem na Alfandega dali, em despacho, os isoladores para a mesma. Pelo vapor “Hubert”, esperado no porto do Rio Grande á 7 de fevereiro vindouro, chegará uma certa quantidade de apparelhos para a installação de lâmpadas electricas, vindo uma partida maior pelo vapor “Curvello”, que deve sair de Nova York á 25 do corrente mez. A nova illuminação publica constará de 200 lampadas nova-lux, de intensidade de 250 velas cada uma, sendo o que demais moderno existe no ramo, e de 800 lâmpadas typo refletor de 100 e 80 velas.

DIVERSAS

Aniversario do governo do Estado - Amanhã, passa mais um anniversario da gestão governamental do dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado. Um commissão constituida de mebros dos “Comités de propaganda civica da causa da reacção republicana” resolveu, por esse motivo, realisar um comicio, ás 20 horas, na praça Senador Florencio. 

Estação provisoria da Viação Ferrea - Ate o dia 31 do fluente mez estarão terminados os trabalhos de adaptação de um dos pavimentos do deposito de machinas da Viação Ferrea, á rua 28 de Setembro, em Uruguayana, o qual será utilisado como estação provisoria da Viação Ferrea. 

Enterrado com o dinheiro - Foi sepultado, em Pelotas, o sr. Francisco Cardoso Fernandes, que era empregado do trapiche “São Francisco”. Depois de enterrado, sua viuva descobriu que fôra num dos bolsos da roupa que vestia seu esposo uma carteira contendo a quantia de 400$000. Como se tratasse de uma senhora pobre, o delegado de policia, de accôrdo com a administração do cemiterio, consentiu na exhumação, sendo então aquella importancia retirada do ataude e restituida á viuva. 

Imprensa - Brevemente sairá nesta capital um novo jornal, “A Caserna”, que tratará de assumptos militares e commerciaes.

TELEGRAMMAS

Fundação de um coral 

Julio de Castilhos, 23 - A convite do dr. Luiz Negrini , juiz districtal reuniram-se na residencia do padre Armando Teixeira, muitas pessoas gradas, fundando um grupo coral, que tomou o nome de José Vieira de Alvarenga, em homenagem ao fundador desta villa.

Banquete e baile offerecidos aos hospedes do Hotel Piccoral

Torres, 23 - O Hotel Piccoral annunciou que, na proxima quinta-feira, offerecerá aos veranistas um grande banquete e baile, em regosijo pelo facto de haver, hoje, ultrapassado o numero de 300 hospedes, que se acham satisfeitos com o tratamento recebido no hotel. 

A morte do papa Bento XV 

Roma, 22 - Durante a sua ultima noite o papa Bento XV teve varios periodos de lucidez. A cerimonia de verificação da morte do Summo Pontifice foi presidida pelo cardeal Gasparri, seguido do secretario do Sacro Collegio monsenhor Sincero e do séquito dos cardeaes. Verificada a morte do Summo Pontifice o cortejo do cardeaes penetrou na camara mortuaria. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de janeiro na história

1890 - Casamento civil torna-se obrigatório.
1932 - Jesuítas são expulsos da Espanha e têm bens confiscados.
1942 - Nasce o jogador de futebol português, Eusébio. 
1984 - Mario David Andreazza lança candidatura á presidência. 
1986 - Greve geral na Argentina tem adesão de 97,4%.
1991 - Morre o banqueiro Amador Aguiar.   


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895