Pessoas que tomaram parte no movimento dizem ter sido enganadas por lideranças

Pessoas que tomaram parte no movimento dizem ter sido enganadas por lideranças

Correio do Povo do dia 13 de fevereiro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Revoltosos em Nonoai.

publicidade

Politica rio-grandense - O que tem occorrido na Palmeira 

Palmeira, 10 - Tem-se apresentado ás autoridades pessoas que tomaram parte no movimento. Allegam ellas que foram illudidas pelos chefes. Está confirmada a tomada de Nonohay, no Alto Uruguay, por mais de mil homens. Na tomada de Nonohay, foi morto Pedruca Linhares. Esta villa continua guarnecida pelo 3º corpo provisorio, sob o commando do coronel Waldomiro Duarte. 

A situação na região serrana 

Cruz Alta, 10 - Ainda que sabido á ultima hora, o regresso do general Firmino, procedente da Palmeira, compareceram á gare numerosos amigos seus. O general seguirá dia 12 proximo, para Passo Fundo. 

DIVERSAS 

Um melhoramento no cemiterio - Ha muito tempo que o centenario da Santa Casa se resentia de uma installação de agua corrente, principalmente para se irrigar as flores plantadas para ornar as sepulturas dos diversos quadros. O sr. Guilherme Alves, mordomo, de accordo com o coronel Antenor Amorim, provedor, tomou providencias no sentido de ser dotada aquella necropole, desse melhoramento. Approvado o acto pela mesa administrativa, já se deu inicio á installação do encanamento nos diversos quadros que constituem o cemiterio da Santa Casa, sendo que em cada um delles foi installada uma pena, de facil acesso. Quanto ao movimento de agua para os diversos quadros, é feito por meio de uma bomba collocada nas proximidades do portão central. Esse melhoramento no cemiterio daquella irmandade, deverá ficar concluido dentro de poucos dias.

Illuminação publica - Pedem-nos lembremos á intendencia que, nesta epoca de carnaval os combustores da illuminação publica sejam conservados accesos até a madrugada, ao contrario do que aconteceu o anno passado. 

Exposição do centenario - Telegramma recebido hontem, enviado do Rio de Janeiro, sabe-se que á firma Wallig e Cia., estabelecida aqui com fabrica de cofres, fogões e camas de ferro, foi a ela conferida o grande premio. 

TELEGRAMMAS

Carnaval 

Torres, 12 - Reina grande animação para o baile á fantasia, amanhã, ás 16 horas, organisado pelos hospedes do Hotel Picoral. 

Jaguarão, 12 - As diversões carnavalescas de hontem e hoje effectuaram-se na melhor ordem. Os clubs Harmonia e Jaguarense deram bailes, que se prolongaram até a madrugada com extraordinaria concorrencia. 

Festejos carnavalescos

Pelotas, 12 - Durante os dias de festejos carnavalescos foram registradas algumas escamoteações de carteiras. A policia estabeleceu rigorosa vigilancia. Corre com enthusiasmo o Carnaval e bem animadas as batalhas de confetti e serpentinas. Vários cordões percorrem as ruas, cantando alegremente.

O Carnaval na capital paulista

S. Paulo, 12 - As festas carnavalescas, aqui, estão correndo com muita animação. Grande numero de automoveis com lindos phantasiados, percorreram, hontem, as ruas, assim como muitos cordões. A chuva, que caio hontem, prejudicou um pouco as festas. Hoje, o tempo continua ruim.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de fevereiro na história

1922 - Inicia a Semana de Arte Moderna, em São Paulo. 
1933 - Nasce o cineasta grego Costa Gavras. 
1942 - Morre o ex-presidente Epitácio Pessoa.
1967 - Entra em vigor o Cruzeiro Novo.
1984 - Mário Firmenich, líder do grupo guerrilheiro Montoneros, da Argentina, é preso no Rio de Janeiro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895