Polônia cobra posicionamento da Rússia sobre o Tratado de Riga

Polônia cobra posicionamento da Rússia sobre o Tratado de Riga

Correio do Povo do dia 5 de outubro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A doação de cereais praticada por vários países, estava chegando para amenizar a fome na Rússia.

publicidade

O problema russo - As collectas de cereaes

Londres, 3 - Noticia procedente do Azerbaijan annuncia que se travou uma batalha sangrenta em Baku, entre as tropas russas bolchevistas e os mussulmanos, havendo milhares de mortos e feridos. 

Riga, 3 - Até 1º do corrente, haviam sido feitas collectas por meio natural num total de sessenta milhões de poods de cereaes. Um terço desse total foi conseguido na Ukrania. O governo diz que o systema de collecta está dando resultado alem da expectativa.

Londres, 4 - Assegura-se que a Polonia enviou uma nova nota ao governo do “Soviet”, perguntando se a Russia está disposta a cumprir o tratado de Riga.

DIVERSAS

Republica Portugueza - Passa hoje mais um anniversario da poclamação da Republica em Portugal. Por esse motivo conservar-se-ão embandeirados os consulados e sociedades portuguezas aqui existentes. O dr. Bettencourt Rodrigues, consul daquelle paiz amigo dará recepção ao corpo consular das 11 ás 12 horas e das 14 ás 15 aos seus compatriotas. Essas recepções serão no edificio onde funcciona o consulado á rua 7 de Setembro. Tambem em Pelotas e no Rio Grande a data da proclamação da Republica em Porto Alegre será festivamente commemorada. 

As obras da nova Cathedral - Uma commisão composta de diversos membros da Escola de Engenharia de Porto Alegre deu inicio, ante-hontem, aos trabalhos de medição e calculos dos fundamentos da nova Cathedral Metropolitana, cujos alicerces começarão em breve a ser construidos. Essa commissão de engenheiros é chefiada pelo dr. Manoel Theophilo Barreto Vianna, director da referida escola. 

A situação politica - Ao que sabemos, o partido republicano mineiro, desejando dar um testemunho de solidariedade politica ao partido federalista rio-grandense, resolveu offerecer a este uma candidatura á deputado federal pelo Estado de Minas, tendo havido, neste sentido, troca de telegrammas.

TELEGRAMMAS

Prado Cachoeirense

Cachoeira, 4 - Foram iniciadas as obras do Prado Cachoeirense, que será inaugurado a 15 de novembro proximo. Foi eleito presidente dessa associação o sr. Gabriel do Amaral. A planta de construcção, que é de magnifico aspecto, foi elaborada pelo engenheiro Santiago Borba, que tambem, dirige as obras. 

Foot-Ball

Encantado, 4 - Realizou-se, ante-hontem, um match de foot-ball entre o Club Fortes e Livres, de Mussum, e o Foot Ball Club Encantadense, desta villa, vencendo este, por 5 goals a 1. Á noite teve baile aos visiantes. 

Cantora rio-grandense 

Rio, 3 - A soprano lyrico rio-grandense senhorita Amalia Giessen, realisou, com grande successo, um recital nos salões do Club Germania, sendo muito applaudida. A senhorita Giessen dará outro recital a 8 do corrente no salão do “Jornal do Commercio”. 

Os membros da familia ex-imperial da Allemanha 

Haya, 3 - Dizem de Dorn que se acham ali quasi todos os membros da familia ex-imperial.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 5 de outubro na história

1908 - Conclusão das obras da Avenida Atlântica, em Copacabana.
1927 - Cinema falado estreia com o filme “The Jazz Singer”.
1942 - O cruzeiro, nova moeda, substitui o mil réis.
1966 - Inauguração da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). 
1988 - Plebiscito no Chile aprova o “Não” á continuidade de Pinochet.
2000 - O ditador iugoslavo Slobodan Milosevic é deposto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895