População de Bagé é convidada a participar de manifestação a favor de Assis Brasil

População de Bagé é convidada a participar de manifestação a favor de Assis Brasil

Correio do Povo do dia 15 de outubro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Assis Brasil colhendo apoios em Bagé.

publicidade

Politica rio-grandense - Manifestação em Bagé ao sr. Assis Brasil 

Bagé, 13 - Hoje, foram distribuidos boletins, assignados por membros de varias correntes politicas, convidando o povo para uma manifestação ao sr. Assis Brasil. Ás 20 horas, precedidos de uma banda de musica e ao espoucar de foguetes, os manifestantes, formando grande columna, partiram da praça Voluntarios da Patria em direcção á residencia do dr. Pedro Osorio, onde o sr. Assis Brasil, está hospedado. Ali chegados, o sr. Assis Brasil compareceu á sacada, sendo longamente acclamado. Em seguida, tomou a palavra o dr. Adolpho Pena, orador da manifestação que poz em relevo o jubilo e a honra que lhe causava haver sido escolhido para saudar ao sr. Assis Brasil. 

DIVERSAS

Falta de luz - Moradores da rua Sertorio, no bairro dos Navegantes, pedem-nos que chamemos a attenção para a falta de luz da uzina municipal, que se faz sentir, quer na rua, quer nos domicilios. Allegam os reclamantes que a luz só se torna boa e sufficiente, depois das 22 horas, quando, não é mais necessaria. 

Objectos perdidos - Os proprietarios do Cinema Central depositaram em nosso escriptorio um guarda-chuva e um pregador deixados naquella casa de diversões. - O sr. Antonio Forno depositou uma chave encontrada á rua General Victorino. - Acham-se depositados os seguintes objectos, que ainda não foram procurados pelos seus respectivos donos: diversas cadernetas de Bancos e Caixa Economica, quantidade de livros, duas finas bolsas de seda para senhoras, contendo dinheiro, um brinco de ouro, carteirinha de couro com dinheiro, um anel de ouro e muitos outros objectos. 

TELEGRAMMAS

O assassinato de Rathenau

Berlim, 14 - A mãe de Ernst Techow, assassino de Walter Rathenau, ex-ministro das Relações Exteriores do Reich, recebeu, hontem, uma carta firmada pela progenitora daquelle estadista, dizendo-lhe lamentar a desgraça que caira sobre o filho, e que Deus já lhe perdoára o crime. Na mesma carta, a progenitora de Walter Rathenau diz a mae de Ernest Techow se este houvesse conhecido o ex-ministro que não dizer della “foi o homem mais nobre do mundo” Techow, antes teria voltado a arma contra si, e nunca teria auxiliado o seu assassinato. A sentença contra Ernest e Techow será pronciada hoje. A sentença de morte, na Allemanha, requer a approvação ao menos de sete juizes. Sendo duvidoso, que Techow seja condemnado á pena capital. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de outubro na história

1827 - Criação do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro. 
1864 - Princesa Isabel casa-se com o Conde D’Eu. 
1886 - Lei proíbe açoitar escravos. 
1917 - Mata Hari, dançarina holandesa acusada de espionagem em favor da Alemanha, é fuzilada. 
1978 - Declaração do Direito dos Animais.

O dia 16 de outubro na história

1862 - Congresso no Paraguai indica Solano Lopez para presidente. 
1929 - Nasce a atriz Fernanda Montenegro. 
1952 - Criação da CNBB por Dom Hélder Câmara.
1953 - Nasce o jogador de futebol Paulo Roberto Falcão. 
1998 - O ex-ditador chileno Augusto Pinochet é preso em Londres. 
2000 - A ONU divulga que 16 milhões passam fome no Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895