Populistas buscam provocar a queda do chanceler Wirth

Populistas buscam provocar a queda do chanceler Wirth

Correio do Povo do dia 20 de dezembro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Estava sendo articulada a queda do chanceler Wirth.

publicidade

Os acontecimentos da Allemanha - Tenta-se provocar a queda do gabinete Wirth

Berlim, 18 - Os populistas trabalham ardentemente no sentido de provocar a quéda do chanceler Wirth. Os ataques do grande industrialista Hugo Stinnes contra o chanceller na ultima reunião da Commissão de negocios extrangeiros foram tão violentos que o sr. Wirth declarou que sucumbiria sómente em luta publica e aberta.

Berlim, 18 - O Reichstag rejeitou por 195 votos contra 138 a moção Drowts, que pedia a conservação da bandeira imperial na Marinha allemã. O Reichstag adiou os seus trabalhos até o dia 19 de janeiro proximo.

DIVERSAS

Destroços á praia - Sabe-se que, dias a esta parte, diz o “Tempo” do Rio Grande, na praia da villa de S. José do Norte, entre os logares denominados S. Simão e Solidão, têem apparecido muitos destroços de navio, taes como mastros, quilha, leme e outros, bem assim varias mercadorias, neste numero caixas de bebidas engarrafadas. Não havendo no local que acautele os interesses da fazenda, os salvados desapparecem, á medida que dão á praia. 

Reclamações - Moradores da avenida 13 de Maio pedem-nos reclamarmos a quem de direito, contra o mau estado em que se encontra essa via publica, em varios pontos. Também os moradores da Praia de Bellas pedem-nos reclamemos contra a grande algazarra que fazem individuos que tomam banho naquelle local, pronunciando, ás vezes, palavras inconvenientes. 

A colonia de pescadores Z-9 e a Capitania do Porto - A Delegacia da Capitania do Porto nesta capital foi informada por intermedio da directoria da colonia de pescadores Z 9 de que, em diversos engenhos, á margem dos rios, os tubos de sucção de suas bombas se acham desprovidas de ralos, determinando a destruição de grande quantidade de peixes miudos e alevinos. Sabemos que por aquella repartição vão ser tomadas as necessarias medidas para evitar a destruição, afim de garantir a conservação dessa fonte. 

TELEGRAMMAS

Inauguração de um grande cine-theatro 

S. Paulo, 18 - Será inaugurado no dia 1º de janeiro proximo o Cine-Theatro Republica, o maior cinema da America do Sul, e construido de accordo com os congeneres da America do Norte. 

Augmento do numero de deputados e senadores 

S. Paulo, 18 - Foi augmentado de 50 para 60 o numero de deputados e de 24 para 30 o de senadores do Congresso Estadoal. 

A questão Tacna e Arica

Lima, 20 - A Camara de Deputados e o Senado, em sessão conjuncta, approvaram por unanimidade a politica do governo na questão de Tacna e Arica, rejeitando a proposta de plebiscito, feito pelo Chile. 

Os successos da Italia

Roma, 12 - Em reunião effectuada hoje, os directorios fascista, nacionalista e liberal resolveram intensificar a organisação da propaganda em todo o paiz para estreitar cada vez mais as relações e a collaboração dos tres grupos politicos, na formação de uma frente.

A grafia da época está preservada nos textos acima

 CRONOLOGIA

O dia 20 de dezembro na história

1944 - Criação da Fundação Getúlio Vargas. 
1961 - Aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
1963 - Fundação da Contag, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura. 
1982 - Morre o pianista Arthur Rubinstein.
1992 - PC Farias foge do Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895