Presidente Borges de Medeiros determina a elaboração do projeto definitivo do cais do porto

Presidente Borges de Medeiros determina a elaboração do projeto definitivo do cais do porto

Correio do Povo do dia 16 de julho de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

As obras do cais do porto previam a instalação de quatro docas.

publicidade

Obras do porto de Porto Alegre 

Segundo os primitivos planos para a construcção do porto desta capital, além do cáes atracavel para os serviços das embarcações de longo curso e cabotagem, estava prevista tambem, a construcção de uma doca destinada á navegação fluvial. Agora o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, após detido exame do nosso movimento fluvial e attendendo á opportunidade de ser dado inicio á construcção dessa installação, determinou que fosse, elaborado o seu projecto definitivo e atacadas immediatamente as necessarias obras. Segundo este projecto as installações necessarias aos serviços de navegação fluvial, ficarão localisadas em tres pontos de extensão do cáes, sendo uma na parte oeste da Casa de Correcção, a segunda entre o mercado e o prolongamento da rua Pinto Bandeira, a terceira, finalmente, fronteira aos terrenos da Viaçaõ Ferrea. Essas installações serão de quatro docas. 

DIVERSAS

Illuminação da fachada do Collegio Militar - Acabam de ser installadas na fachada do edificio do Collegio Militar numerosos fócos de illuminação, afim de serem accesos nos dias feriados. Os fócos, cuja illuminação apresenta um bellissimo aspecto, têm a voltagem de 200 vellas cada um. 

Ponte sobre o Vaccacahy - Uma companhia de pontoneiros, do 3º batalhão de engenharia, sob o commando do tenente Paulo Bolivar, lançou em menos de 12 horas uma ponte provisoria sobre o rio Vaccacahy, com a extensão de 124 metros. O trabalho que foi executado com toda a ordem e a maior presteza, produziu os melhores resultados, pois a ponte ficou em condições de deixar passar um regimento de artilharia, segundo as experiencias feitas. 

Construcção de quarteis - Chegou hontem a Santiago do Boqueirão, o capitão Negreiros que escolheu os locaes para a construcção de dois quarteis destinados a cavallaria. 

TELEGRAMMAS

Os aviadores portuguezes partiram para Bello Horizonte 

S. Paulo, 16 - Em um trem especial da Estrada de Ferro Central do Brasil, seguiram, hoje, ás 9.30 horas para a cidade de Bello Horizonte, os aviadores portuguezes Gago Coutinho e Sacadura Cabral, indo acompanhados de uma comitiva de cerca de 30 pessoas. Ao embarque dos aviadores que foi feito na Estação Luz, desta capital, compareceram diversas autoridades e membros da colonia portuguesa.

As victimas do Levante 

Rio, 15 - Informa a “Noticia” que o numero de feridos em tratamento no Hospital Central do Exercito é de 42, e, ao que se diz, é de 160 o numero de mortos até a presente data. Entre os feridos, estão dois soldados do batalhão naval, victimas da granada que explodiu no pateo do Quartel General. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de julho na história

1918 - Família imperial russa é assassinada. 
1934 - Promulgação da Constituição. 
1940 - Nasce o pianista Arthur Moreira Lima. 
1950 - O Brasil perde a Copa do Mundo, ao ser derrotado pelo Uruguai, no estádio do Maracanã, por 2 a 1. 
1999 - Morre o senador Franco Montoro. 

O dia 17 de julho na história 

1979 - Cai o ditador Anastacio Somoza, na Nicarágua. 
1986 - PCB faz primeiro congresso na legalidade.
1994 - O Brasil conquista o tetracampeonato mundial de Futebol, nos Estados Unidos. 
1995 - Morre o piloto argentino Juan Manuel Fangio. 
2001 - Morre Khatarine Graham, proprietária do Washington Post.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895