Primeira sessão da Liga das Nações, em Genebra

Primeira sessão da Liga das Nações, em Genebra

Correio do Povo do dia 17 de novembro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Primeira sessão da Liga das Nações, em Genebra, Suíça.

publicidade

Liga das Nações - A reunião de sua assembléa em Genebra 

Genebra, 15 - O sr. Hymans, ex-ministro dos extrangeiros da Belgica, foi eleito presidente da Liga das Nações. O belga obteve 35 votos, entre 45 votantes. 

Genebra, 16 - A Liga das Nações approvou, logo no inicio da sua sessão, a proposta da delegação brasileira no sentido de que fosse nomeada uma commissão para colocar uma corôa de louros na estatua de João Jacques Rosseau, o autor do Contrato Social. O sr. Rodrigo Octavio, representante do Brasil no Conselho Executivo da Liga das Nações, entrevistado pelo redactor da Agencia Havas, declarou-se satisfeito por ver a sua idéa da collocação de uma corôa de louros na estatua de João Jacques Rosseau, approvada pela Liga das Nações. O Contrato Social, de Rosseau, que o Brasil modernisou, constitue uma das idéas principaes da Liga.

DIVERSAS

Navio de guerra britannico - No dia 19 do corrente, deve chegar, em visita a esta capital, o navio de guerra britannico Petersfield, de 800 toneladas de deslocamento e nove pés de calado. E seu commandante o tenente Bonham Carter, que tem sob suas ordens 3 officiaes e 75 marujos. A fim de se tratar da recepção da tripulação desse vaso de guerra, houve, hontem, uma reunião no consulado de s. m. britannica, tendo sido tomadas diversas deliberações. Aos tripulantes do Petersfield serão proporcionadas varias diversões, como passeios campestres, partidas de foot-ball, funcções cinematographicas, e etc. Este vaso da marinha de guerra britanica permanecerá em nosso porto até o dia 27. A Companhia de Navegação Costeira pôz, gentilmente, á disposição da officialidade do Petersfield a lancha Alice.

15 de Novembro - No salão nobre da Confeitaria Rocco, realizou-se, ante-hontem, ás 22 horas, a entrega dos premios instituidos pelo Centro Republicano Julio de Castilhos aos vencedores das regatas realizadas domingo ultimo, como 1ª parte do programma dos festejos commemorativos da passagem da data de 15 de Novembro. A esse acto compareceram o dr. José Montaury de Aguiar Leitão, intendente municipal, os membros da commissão organisadora dos festejos e avultado numero de sportmen. O nosso collega da Federação, 1º tenente Paulo Bidan, em nome do Centro Republicano Julio de Castilhos, entregou os premios.

TELEGRAMMAS

O anniversario da Republica Brasileira

Londres, 15 - Todos os navios que se acham ancorados em Portsmouth içaram, hoje, o pavilhão brasileiro em homenagem ao anniversario da proclamação da Republica no Brasil, tendo o couraçado Victory dado as salvas com 21 tiros de canhão. O couraçado brasileiro São Paulo, que se acha em Portsmouth, amanheceu todo embandeirado.

Paris, 15 - O sr. Millerand enviou, ao encarregado de negocios do Brasil, uma carta de felicitações pelo anniversario da Republica Brasileira. O embaixador Conty foi pessoalmente á residencia particular do encarregado de negocios brasileiros levar-lhe as saudações do governo francez.

Roma, 16 - Commemorando a passagem do anniversario da proclamação da Republica no Brasil, o sr. Magalhaes Azeredo offereceu uma recepção na embaixada brasileira, tendo comparecido o corpo diplomatico

A relação turco-bolchevistas

Londres, 16 - Communicam de Constantinopla que as relações turco-bolshevistas se intensificam e que as autoridades Kemalistas deixam os bolchevistas fazer propaganda nas provincias.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de novembro na história

1895 - Fundação do Clube de Regatas do Flamengo.
1903 - Assinatura do Tratado de Petrópolis: o Acre é incorporado ao Brasil.
1913 - O Canal do Panamá é aberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.
1922 - Queda do Império Otomano.
1970 - Douglas Engelbart patenteia o primeiro mouse de computador.
1972 - Perón retorna à Argentina após o exílio.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895