Prisões bolchevistas colocam em liberdade milhares de pessoas pelo aniversário da Revolução

Prisões bolchevistas colocam em liberdade milhares de pessoas pelo aniversário da Revolução

Correio do Povo do dia 10 de novembro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Presos foram soltos durante a comemoração do aniversario da revolução.

publicidade

O problema russo - Foram postos em liberdade milhares de presos

Riga, 8 - As prisões bolchevistas foram mandadas abrir para pôr em liberdade milhares de pessoas, por motivo de commemoração do quarto anniversario da revolução. Mas, segundo um radiogramma aqui recebido, centenas de prisioneiros politicos, para cuja libertação ou commutação das sentenças os russos residentes fóra da Russia trabalharam, não foram amnistiados. Comquanto a libertação ou a reducção das sentenças fossem ordenadas, muitos dos decretos annunciados não foram cumpridos. Foi concedida, ainda, a liberdade a todos os sentenciados á perda condicional da liberdade e a outros a um anno como desertores do exercito vermelho durante a guerra civil.

DIVERSAS

Luz electrica em Antonio Prado - Os srs. Caetano Finco e Sylvio dal Zetto, fizeram contracto para a installação da illuminação electrica em Antonio Prado e da qual são concessionarios os srs. Cosa e Dal Prá. Quanto antes terão inicio os trabalhos, devendo o motor que movimentará as machinas ter a força de 25 cavallos.

Novo jornal - Sabemos, que, em breve, em Santa Maria, apparecerá um jornal diario e destinado á propaganda das candidaturas dos srs. Nilo Peçanha e J. J. Seabra, á presidencia e vice-presidencia da Republica . Será seu director o dr. Jose Vieira do Amaral.

A successão presidencial - Como fôra noticiado, realisa-se, hoje, na séde do “Comité Central Pró-Bernardes”, á rua General Andrade Neves n. 8, um reunião dos estudantes adeptos da candidatura do dr. Arthur Bernardes, á presidencia da Republica, afim de organisar mais um centro de propaganda da mesma candidatura. Essa reunião se effectuará ás 16 horas, e é promovida por estudantes.

Reclamação - Pedem-nos para reclamarmos de quem de direito, sobre o mau estado em que se encontra a sargeta da rua José do Patrocinio, quadra entre as ruas 14 de Julho e Sebastião Leão. Estando obstruido o encanamento das aguas pluviaes que vão para o Riacho, resulta a estagnação das mesmas que exhalam um mau cheiro.

TELEGRAMMAS

O sequestro do Correio da Serra 

Santa Maria, 9 - O sr. Arnaldo Mello, director do “Correio da Serra”, apresentou hoje, sendo deferido, um protesto judicial contra a alienação de seus bens, que vem de fazer o coronel Sabino Araujo, visto pretender mover uma acção de indeminização por prejuizos soffridos com o sequestro daquelle jornal.

A condemnação dos anarchistas Sacco e Vanzetti 

Roma, 8 - Um despacho de Verona declara que o Conselho Geral do Trabalho approvou uma moção no sentido de se aconselhar insistentemente o presidente Harding á libertação dos italianos Sacco e Vanzetti que se acham presos nos Estados Unidos e condemnados a morte porcrime de assassinato. O Conselho da Confederação Geral do Trabalho pede a todas as organisações trabalhistas assumirem o compromisso de apoiar a citada moção. 

Santiago, 8 - A embaixada americana foi guardada por numerosas forças esta noite pelo protesto contra as condemnações dos anarchistas Sacco e Vanzetti. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de novembro na história

1928 - Hiroito é coroado imperador do Japão.
1928 - Lançamento da revista O Cruzeiro, no Rio de Janeiro. 
1945 - PCB é legalizado pelo TCE.
1975 - O Brasil é o primeiro país a reconhecer a independência de Angola.
1982 - Morre o ex-premier da URSS Leonid Brejnev. 
2001 - Jogo de despedida do jogador de futebol Diego Maradona.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895