Projeto da ponte internacional sobre o rio Jaguarão tem suas características divulgadas

Projeto da ponte internacional sobre o rio Jaguarão tem suas características divulgadas

Correio do Povo do dia 30 de outubro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

A ponte foi um melhoramento de grande vantagem para os dois países.

publicidade

Ponte internacional sobre o rio Jaguarão 

Rio, 28 - O projecto da ponte internacional sobre o rio Jaguarão tem as seguintes caracteristicas: Ponte de concreto armado com 34 metros de envolvimento e 13 de largura, para dar passagem ás vias-ferreas que vão ligar os dois paizes, a carros em geral e a pedestres: duas edificações sobre os encontros, para installação de postos fiscaes, policia e alfandega. Toda a superstructura assenta sobre nove arcos de 30 e 27 metros de vão. Os accessos de um e outro lado foram projectados em rampas para o trafego de carros e pedestres, ficando a construcção do viaducto ferroviario, do lado do Uruguay, com uma extensão de cerca de 1.600 metros.

DIVERSAS

Bacteriologista da directoria de hygiene - Noticiámos em nossa edição de terça-feira ultima, haver o dr. Pereira Filho solicitado demissão do cargo de bacteriologista da Directoria de Hygiene do Estado. Sabemos agora que o dr. Borges de Medeiros resolveu negar a demissão pedida por julgar que os motivos allegados pelo peticionario não foram sufficientes. Assim, pois, continuará o dr. Pereira Filho a occupar aquelle cargo que, com proficiencia desempenha já annos no serviço público. 

Imprensa - O nosso collega “O Gaucho”, que se publica na Barra do Ribeiro, completou, a 24 do corrente, o 4º anniversario de sua publicidade. Nesse dia, appareceu em edição especial, illustrada e trazendo abundante materia. Commemoram hoje mais um anniversario da sua fundação a “Tarde”, de Santana do Livramento e o “Cruzeiro”, de Santa Cruz . Aos apreciados collegas, os nossos cumprimentos e votos de prosperidade.

TELEGRAMMAS

A questão silesiana

As negociações entre a Alemanha e a Polonia

Berlim, 27 - O primeiro ministro sr. Wirth annunciou hontem a noite no Reichstag que o governo nomeará um plenipotenciario para as negociações economicas relativas á decisão sobre a Silesia, devendo em breve communicar os nomes.

Berlim, 28 - As negociações entre a Allemanha e a Polonia para o accordo economico sobre a Silesia começarão na proxima semana. O dr. Schiffer, ex-ministro da Justiça, foi nomeado chefe da delegação imperial e o dr. Leward, secretario do ministro do Interior, foi designado para delegado.

A revolução em Portugal 

Lisboa, 27 - Foi preso incommunicavel o guarda-marinho Benjamin Pereira, por motivo do assassinato do sr. Antonio Granjo. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de outubro na história

1925 - Inauguração do Teatro Glória, no Rio de Janeiro. 
1941 - Fundação da PUC, do Rio de Janeiro. 
1960 - Nasce o jogador de futebol Diego Armando Maradona.
1969 - Toma posse na presidência, Emílio Garrastazú Médici. 
1987 - Nelson Piquet, conquista o tricampeonato de Fórmula 1.
1988 - Ayrton Sennna conquista o primeiro campeonato mundial de F1.

O dia 31 de outubro na história

1968 - Partido Comunista Chinês declara fim da Revolução Cultural.
1983 - Eleição de Raul Alfonsín, põe fim a ditadura militar na Argentina.
1986 - A Volkswagen anuncia a produção do último Fusca. 
1989 - Silvio Santos, apresentador de TV, candidata-se a presidente. 
1993 - Morre o diretor de cinema Federico Fellini. 
1996 - Acidente com avião da TAM mata 99 pessoas, em São Paulo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895