Protocolo de Cannes deverá ser discutido na Conferência de Genova, afirma o presidente do Conselho

Protocolo de Cannes deverá ser discutido na Conferência de Genova, afirma o presidente do Conselho

Correio do Povo do dia 21 de janeiro 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Local onde será realizada a conferência de Gênova.

publicidade

Prosseguem os preparativos para a conferencia de Genova

Paris, 20 - Na plataforma com que se apresentou perante á Camara, o sr. Raymond Poincaré traçou a sua politica a respeito dos tratados e clausulas fixados para a conclusão da paz. Nesse documento o sr. Poincaré ataca a propaganda tendenciosa feita no exterior, em que se apresenta a França como “atacada de um accesso de loucura imperialista”. Referindo-se á proxima Conferencia Economica de Genova, o presidente do Conselho de Ministros disse: “Insistimos em dizer que o protocollo de Cannes deverá ser aceito ou recusado pelos delegados antes da discussão de qualquer outro caso, pois do contrario nenhuma outra estipulação ou tratado poderá ser discutida, nem mesmo, indirectamente”.

DIVERSAS

A pericia de um machinista - No dia 10 do corrente o machinista da Viação Ferrea, Eduardo de Menezes, que conduzia a locomotiva n. 182, na qual ia ligado o comboio e passageiros que se destinava a Passo Fundo, evitou um desastre com calma e sangue frio, tornando-se digno, por isso, de um premio por parte do director da Viação. O facto é assim narrado pelo “O Commercio de Cruz Alta: “Às 13,39 daquelle dia, quando o comboio passava a toda velocidade pela frente do quartel do 6º regimento de arilharia montada, subitamente appareceram, 2 carretas de bois, que no momento atravessavam o leito da linha. O machinista Menezes appellando para todos os meios, afim de evitar o choque de sua locomotiva com a primeira dessas carretas conseguiu, a muito custo, moderar a velocidade do comboio emquanto o vehiculo terminava de transpor a linha. quando surge a segunda carreta, que em marcha lenta tenta tambem transpor a linha, a uma distancia de 18 metros do limpa trilho da locomotiva, quando esta ainda trazia uma velocidade regular: Nesse momento terrivel, o machinista fez uso dos dois freios da locomotiva e esta andou uns 8 metros com as rodas completamente paradas. O espaço entre o limpa trilhos e a carreta foi de uns 60 a 70 centimetros. Este facto foi presenciado por officiaes do regimento.

TELEGRAMMAS

Pinturas para a Exposição do Centenario

Alfredo Chaves, 20 - O pintor rio-grandense Pedro Weingaertner acha-se aqui executando diversos trabalhos que deverão figurar na proxima Exposição do Centenario. 

Illuminação electrica

Viamão, 20 - O intendente, coronel Antonio de Campos D’Avila convocou para sabbado ultimo uma sessão extraordinaria do Conselho Municipal, afim de tratar da illuminação electrica desta villa. Dentro de 30 dias começarão os trabalhos. 

As relações entre o Brasil e o Paraguay 

Rio, 20 - O presidente da Republica, sr. Epitacio Pessoa, recebeu o seguinte telegramma do presidente do Paraguay: “Por motivo de ter promulgado v. ex. a lei autorisando a construcção da linha ferrea que ha de unir os nossos dois paizes, permitto-me congratular-me com v. ex. por esse novo testemunho da solidariedade americana que anima o governo brasileiro. O Paraguay vê, com immensa satisfação, approximar-se o dia em que se poderá cultivar um intercambio.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 21 de janeiro na história

1905 - Nasce o costureiro e estilista francês Christian Dior. 
1912 - “A Vida de João Candido”, primeiro filme censurado no Brasil.
1924 - Morre Lenin, líder da revolução socialista russa. 
1936 - Assinatura do tratado de paz da Guerra do Chaco entre Paraguai e Bolívia, em Buenos Aires.
1998 - Papa João Paulo II visita Cuba.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895