Rússia completa oito meses estagnada na fome; comissão de socorros calcula 2 milhões de mortos

Rússia completa oito meses estagnada na fome; comissão de socorros calcula 2 milhões de mortos

Correio do Povo do dia 8 de janeiro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Com a chegada do inverno, dificuldade de encontrar alimentos aumentou.

publicidade

O problema russo 

Moscou, 5 - Com a entrada do anno novo de 1922, completaram-se oito mezes de indiscriptivel horror para a Russia. As proximas colheitas, ao que se depreende, apenas fracamente contribuirão para alliviar um pouco o flagello da fome em Tsaritsin, Saratoff, Saraumafia, Orenburg e Kasan. Ahi, o que se vê são figuras esqueleticas e enregaladas pelos rigores do inverno, esperando apenas o movimento de serem atiradas ás vallas communs. Os membros da commissão americana de soccorros calcularam que o numero provavel dos mortos durante o inverno seria de 2 milhões, mas agora acham que esse numero subiu a 5 milhões, sendo mesmo que alguns mais rigorosos nos seus calculos avaliam em 10 milhões, ou talvez mais, visto como a situação foi aggravada pela falta de cavallos, camellos e bois, o que torna impossivel o accesso das regiões mais afastadas, onde imperam o typho e outras epidemias.

DIVERSAS

O centenario do “Fico” - O dia de amanhã que assignala o 1º centenario do “Fico”, isto é, do dia em que o principe D. Pedro, desobedecendo ás injuncções das côrtes portuguezas, que determinavam o seu regresso a Portugal resolveu permanecer no Brasil, foi, como se sabe, decretado feriado nacional, em virtude de decisão do Congresso Nacional, sanccionada pelo presidente da Republica. 

Exposição do Centenario - Amanhã o dr. José Montaury, intendente municipal e o dr. Julio Azambuja, delegado da commissão organisadora da Exposição do Centenario, visitarão os estabelecimentos das ilhas fronteiras em propaganda do referido certamen. 

O edificio do Club Caixeiral - Na reunião de directoria do Club Caixeiral ficou resolvido apresentar-se na próxima assembleia uma proposta para a reconstrucção do edificio onde actualmente funcciona. O Caixeiral irá construir um alteroso sobrado na frente que dá para a rua dos Andradas.

TELEGRAMMAS

Falta de transportes 

S. Jeronymo, 7 - O industrialista Ricardo Porto, que está explorando as jazidas carboniferas proximo ás minas do Leão, luta contra a falta de transporte ferro-viario pela estrada Butiá-Jacuhy. Para solucionar o caso o sr. Porto telegraphou ao presidente da Republica, pedindo concessão para trafegar por aquella via ferrea. 

Parque de aviação militar 

Santa Maria, 7 - Em tres comboios de dez carros cada um chegou a esta cidade o material para montagem do parque de aviação militar, o primeiro que será installado no Estado, sob o commando do capitão Alzir Rodrigues de Lima e do tenente Ivan Carpenter Ferreira. Tambem chegaram os membros da missão franceza Leguesse Malkaut e Gramant, que vêm acompanhar os trabalhos de installação.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de janeiro na história

1915 - Primeiro uso de aviação militar é contra os rebeldes na Guerra do Contestado.
1941 - Morre Baden-Powell, fundador dos escoteiros.
1959 - De Gaulle é eleito presidente da França. 
1991 - Empresa aérea Panam pede concordata nos Estados Unidos.
1996 - Morre o estadista francês François Mitterrand.

O dia 9 de janeiro na história

1858 - Criação do Liceu de Artes e Ofícios do RJ, primeira escola noturna para adultos no Brasil.
1908 - Nasce a escritora francesa Simone de Beauvoir. 
1939 - Presidente Roosevelt escreve carta cortejando Getúlio Vargas.
1941 - Morre a cantora Joan Baez. 
2000 - Morre Álvaro Valle, fundador do Partido Liberal.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895