Reeleição de Borges de Medeiros tem apoio total do Partido Republicano, afirma jornal

Reeleição de Borges de Medeiros tem apoio total do Partido Republicano, afirma jornal

Correio do Povo do dia 27 de setembro de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Borges de Medeiros.

publicidade

A successão presidencial do Rio Grande do Sul 

Rio, 27 - A “Gazeta de Noticias”, em nota - Impatriotismo e ridiculo, trata hoje da successão presidencial desse Estado, analysando o manifesto em que se lança, mais uma vez, a candidatura do sr. Borges de Medeiros á reeleição. Diz que ha nesse manifesto asserções incriveis e cita a proposito o trecho do mesmo que diz que “candidato do partido republicano em peso, por isso que são todos os republicanos em peso, por isso que são todos os republicanos em massa, que pedem, que reclamam, que exigem a sua permanencia no mais alto posto politico e administrativo do Estado”, etc. Depois de algumas considerações, escreve aquelle jornal que toda gente sabe o atraso em que se encontra sob certos pontos de vista o Rio Grande do Sul, sem hygiene, sem exgottos, sem agua regularmente potavel, sem liberdade nenhuma, maximé a politica; toda gente sabe ainda que a idéa da reeleição do sr. Borges de Medeiros pela quinta vez é obra sua, exclusivamente sua.

DIVERSAS 

A conclusão do edificio da Alfandega - O sr. Bernardino de Sena Ferreira de Carvalho, delegado fiscal neste Estado, designou, hontem, os engenheiros Amaro Baptista, Amaro de Azambuja Villanova e Pedro Virginio Martins, para, em commissão, emittirem parecer sobre qual das propostas apresentadas pelos candidatos para a conclusão do edificio da Alfandega desta capital, mais vantagens offerece aos cofres da União. 

Gymnasio Lemos Junior - Realisou-se, ante-hontem, no Rio Grande, a cerimonia do baptismo da bandeira do Gymnasio Lemos Junior, tendo servido como paranympho a senhorita Delacoute do Nascimento, filha do dr. Alfredo Soares do Nascimento, intendente municipal dali, e que se acha, actualmente, nesta capital. 
Novo typo de tractor - Na partida de 170 automoveis caminhões Ford e tractores Fordson chegados a 28 de agosto, vieram alguns tractores com rodas pneumaticas que apropriaram ao tractor para o transporte de materiaes. Por meio de carros de reboque, cada trator poderá transportar até 9 toneladas, visto as rodas terem grande adherencia pelo peso elevado que têm, uma vez cheio de material pesado. Um destes tractores circulou hontem pelas ruas da nossa capital e já foi adquirido da firma Fleck & C., pela Companhia Constructora de Santos.

TELEGRAMMAS

Politica federalista

Os funeraes do coronel Rafael Cabeda 

Livramento, 25 - Os correligionarios do coronel Rafael Cabeda, realizaram, sabbado, á noite, uma concorrida reunião. Abrindo os trabalhos, o sr. Ernesto Labarthe, presidente do directorio federalista local, disse que, tendo assisitido aos ultimos momentos de vida do coronel Cabeda, recebera as suas ultimas vontades, accrescentando que ellas eram como o seu testamento politico. Relativamente á successão presidencial do Estado, lhe dissera o coronel Cabeda, não dever o partido disputal-a, e muito menos a facção cabedista, nem concorrer ao pleito, qualquer que fosse o candidato.

O restabelecimento do senador Ruy Barbosa 

Rio Grande, 25 - Revestiu-se de grande imponencia a missa solemne mandada celebrar pelos alumnos do Gymnasio Lemos Junior em acção de graças pelo restabelecimento do senador Ruy Barbosa. O acto esteve concorrido, tendo o bacharelando Golbery do Couto e Silva pronunciado um discurso.
A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de setembro na história

1917 - Fundação da Sociedade Brasileira de Atores Teatrais. 
1923 - Surgimento do Automóvel Clube do Brasil. 
1952 - Morre na Via Dutra, Francisco Alves, o “Rei da Voz”.
1953 - Inauguração da TV Record.
1972 - Presidente Médici inaugura 1.253km da Transamazônica.
1981 - Filme “Pixote”, é premiado no festival de Biarritz.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895