Relatório emitido nos Estados Unidos destaca progresso da indústria pecuária brasileira

Relatório emitido nos Estados Unidos destaca progresso da indústria pecuária brasileira

Correio do Povo do dia 29 de outubro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O Rio Grande do Sul produzia e fornecia couros para os curtumes.

publicidade

Os couros brasileiros nos Estados Unidos 

O sr. Helio Lobo, consul geral do Brasil em Nova York, acaba de remetter ao Ministerio do Exterior, um interessante relatorio que, ao seu pedido lhe foi apresentado pela Pan America Hide Co. daquella cidade sobre couros do Brasil. Esse relatorio contem interessantes observações sobre industria de cortume no Brasil e as possibilidades que se lhe offerecem nos Estados Unidos. Ha referencias especiaes e mesmo lisongeiras em relação ao Rio Grande do Sul. Ha annotações de defeitos que precisam ser todos em conta. No relatorio consta que o Brazil é um paiz onde a industria do gado tem sempre progredido, e é hoje um dos campos mais importantes para a creação e matança de gado.

DIVERSAS

Politica federalista - No dia 10 do primeiro mez de novembro, realisar-se-á em Santa Maria uma reunião do directorio central do partido federalista. A reunião foi convocada para o directorio tomar conhecimento do accordo que, segundo telegramma de Alegrete que publicamos, foi estabelecido para a unificação do partido, devendo tambem o directorio resolver sobre a attitude official do partido, com relação á successão presidencial. 

Exportação de vinho - No mez de setembro findo, a exportação de vinho constou de um total de 7.169 quintos, distribuidos por varios portos do país.

O centenario de Pasteur - O dr. Velho Py, lente da Faculdade de Medicina, recebeu uma carta Bornel, do Instituto de Hygiene e de Bacteriologia da Universidade de Strassburgo, participando-lhe que a mesma universidade, de accordo com o Instituto Pasteur de Paris e a familia Pasteur decidiram commemorar o centenario de nascimento do notavel scientista francez. Accrescenta a carta que se resolveu erigir um monumento, na parte fronteira á Universidade de Strassburgo, onde Pasteur iniciou a sua brilhante carreira scientifica. O professor Bornel convida o dr. Velho Py para participar desta commemoração que se realizará em maio de 1923. Solicita-lhe qualquer donativo para aquelle fim de homenagem ao grande sabio.

TELEGRAMMAS

Fundação de um club politico 

Montenegro, 28 - Por iniciativados coroneis Amandio Limpert e Aurelio Porto, membros da commissão executiva do partido republicano local, foi fundado um club politico que tomou o nome de Borges de Medeiros. Na mesma occasião foi creada uma caixa para o partido. 

A exposição do centenario do Brasil

Washington, 27 - O Senado approvou o projecto governamental autorisando a abertura do crédito de um milhão de dollars para a participação dos Estados Unidos na exposição do Rio de Janeiro. Foram aceitas algumas emendas da Camara ao projecto, taes como a que manda que a delegação americana se componha de cinco e não de tres conforme havia sido fixado anteriormente. O projecto vai subir á sancção do presidente Harding. 

O problema russo 

Washington, 27 - Em carta que dirigiu hontem ao presidente da commissão militar da Camara, o sr. Hoover suggere que se destinem os excessos das mercadorias da guerra aos famintos russos. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de outubro na história

1810 - Criação da Biblioteca Nacional.
1945 - Getúlio Vargas é deposto por movimento militar. 
1959 - Publicação do primeiro número do Asterix e Obelix.
1979 - Greve geral de 11 dias dos metalúrgicos de SP e Guarulhos é declarada ilegal. 
2001 - Morre Ivan de Albuquerque, diretor e produtor teatral. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895