Representante da Alemanha afirma que vai pagar as reparações combinadas para acalmar Aliados

Representante da Alemanha afirma que vai pagar as reparações combinadas para acalmar Aliados

Correio do Povo do dia 6 de março de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Palácio de Saint James, onde aconteceu a conferência de Londres.

publicidade

A conferencia de Londres

Londres, 5 - A conferencia agora reunida em Londres, para liquidar a questão das reparações da guerra, atravessa presentemente um momento difficil. As contra-propostas allemãs foram consideradas pelos alliados como inaceitaveis, declarando o sr. Lloyd George que ellas não podiam mesmo ser objecto de deliberação. Á Allemanha foi concedido prazo até segunda-feira proxima, para dar seu assentimento ao plano de reparações tal como foi elaborado na recente conferencia de Paris. A contestação do sr. von Simons a essa notificação foi, entretanto, conciliatoria. A commissão de reparações já estudou essas reclamações. Mas os resultados definitivos com as cifras que se adoptarão depois de convertidas todas as importancias em marcos ouro, tendo-se em conta as differenças de cambio, só serão conhecidos em fins de abril, após a divulgação final do resultado das pericias.

DIVERSAS

Associação Riograndense de Imprensa - Realizou-se ante-hontem mais uma sessão ordinaria de directoria dessa “Associação”. Entre outras, foi tomada a deliberação de publicar a “Associação” um boletim mensal para o orgam official da mesma.

Matadouro das Pedras Brancas - No mez de fevereiro ultimo, no Matadouro Municipal das Pedras Brancas, foram abatidos 1.823 animaes vaccuns, 52 vitellas, 32 suinos e 25 carneiros. Para esta capital, foram remettidos 338.780 kilos de carne, e retirados para consumo na referida povoação 2.365 kilos de carne dos animais que foram abatidos.

Horario de bondes - Moradores da cidade baixa reclamam contra a falta de horario dos bondes da linha circular, que andam, quasi sempre, com grande atraso.

Deutsche Post - O “Deutsche Post” que se publica na vizinha cidade de São Leopoldo, inaugurou, hontem, ás 14 horas, a sua nova machina rotativa, que aquelle confrade acaba de receber da Allemanha. Para assisitirmos ao acto inaugural, recebemos um attencioso convite.

TELEGRAMMAS

Inauguração da nova machina rotativa do “Deustche Post”

S. Leopoldo, 5 - Em presença das autoridades deste municipio e de outras pessoas gradas, inaugurou-se, hoje, uma machina rotativa Nuremberg, importada pela firma Rotermund e Cia. para impressão do “Deutsche Post”, que apparecerá em edição diaria e semanal. Aquella machina tira 12.000 exemplares de 16 paginas por hora, foi montada pelo sr. Jorge Nette, antigo empregado da firma Rotermund. Foi servido um coquetel na occasião.

Politica socialista

Roma, 4 - Telegrapham de Livorno communicando que o Congresso da Confederação Geral do Trabalho, ali reunido, approvou uma ordem do dia preconizando a creação de syndicatos vermelhos, com o compromisso de manterem relações com o partido socialista, observando, porém, certas reservas e resolvendo que a Confederação Geral do Trabalho abandonará a Internacional de Amsterdam.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de março na história

1889 - Anunciado o primeiro milagre de Padre Cícero de Juazeiro.
1928 - Nasce o escritor e jornalista colombiano Gabriel Garcia Marquez.
1933 - Apresentação da “A Voz do Carnaval”, com Carmem Miranda. 
1987 - Tombamento da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
1990 - PCB obtém registro definitivo no TSE. 
2001 - Morre Mário Covas, ex-governador de São Paulo

O dia 7 de março na história

1694 - Fundação da Casa da Moeda brasileira.
1875 - Nasce o músico francês Maurice Ravel.
1918 - O Partido Bolchevique vira Partido Comunista Russo durante a Revolução Russa. 
1934 - Hitler anuncia a fabricação de 3 milhões de carros Volkswagen. 
1990 - Morre, aos 92 anos, Luiz Carlos Prestes, líder comunista. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895