Revoltosos do Forte de Copacabana começam a ser julgados no Rio de Janeiro

Revoltosos do Forte de Copacabana começam a ser julgados no Rio de Janeiro

Correio do Povo do dia 8 de dezembro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os revoltosos do Forte de Copacabana começaram a ser inquiridos.

publicidade

Iniciou-se o summario de culpa dos denunciados da Rebelião do Forte

Rio, 7 - Numa sala do edificio do Supremo Tribunal Federal teve inicio hoje o summario de culpa dos dennunciados como responsaveis pela revolta de 4 e 5 de julho. Preside os trabalhos o dr. Benjamin Oliveira, substituto do juiz da 1ª vara federal. A sala das audiencias, contrariamente ao que se esperava, não encheu. Eram poucas até as pessoas que, não tendo interesses no caso, foram assistir aos trabalhos. Começaram estes as 13 horas. Com excepção do denunciado Arnaldo Varella, todos os demais compareceram e foram qualificados . Entre os indiciados na revolta estava o ex-servente do Arsenal de Guerra Anastacio Falcão de Mello, que fazia parte 

DIVERSAS

Festa das uvas - Trata-se de realizar, na proxima vindima a “festa das uvas” no arrabalde de Theresopolis, a exemplo do que ali se effectuava ha annos. Para esse fim está sendo constituida a respectiva commissão organisadora .

Serviço telephonico - Moradores do arrabalde do Menino Deus queixam-se de que nos ultimos dias quando se servem dos apparelhos telephonicos estes frequentemente deixam de funccionar, sendo cortadas as ligações. Ante-hontem, um cavalheiro ali residente, tendo gravemente enferma uma pessôa de sua familia, varias vezes necessitou servir-se do apparelho telephonico para communicar-se com o medico, não conseguindo ligação. Para este e outros factos que têm sido trazidos ao nosso conhecimento pedem-nos chamemos a attenção de quem competir. 

Reunião da colonia hespanhola - Hoje, ás 17 horas, no salão da rua 7 de Setembro n. 55, haverá uma reunião da colonia hespanhola aqui domiciliada, afim de tratar de um convite enviado pelo governo da nação hiberica, a proposito do 1º Congresso Nacional de Commercio Hespanhol-Ultramarino. Essa reunião é promovida pelo sr. Julio Boazano, vice-consul. 

A Folha - O nosso collega Arlindo Ramos assumiu a direcção d’ A Folha durante a ausencia do seu director. 

TELEGRAMMAS

A inauguração da pedra angular do futuro Collegio Centenario 

Santa Maria, 7 - Foi inaugurada hontem, a pedra angular do edificio em que funccionará o Collegio Centenario, da communidade methodista, cujos alicerces e mais fundamentos estão quasi concluidos. 

Alfandega de Porto Alegre

Rio, 7 - Foi assignado decreto no Ministerio da Fazenda nomeando o 1º escripturario da Alfandega do Rio Grande Hugo Linhares da Veiga para o logar de chefe de secção da Alfandega de Porto Alegre. 

Politica rio-grandense

Os preparativos para a recepção ao Dr. Assis Brasil, no Rio 

Rio, 7 - Reuniram-se no America Hotel varios adeptos da candidatura Assis Brasil, afim de tratarem da recepção que será feita ao dr. Assis Brasil, por occasião da sua proxima chegada a esta capital. Sabe-se que o dr. Assis Brasil estará no Rio de Janeiro até o proximo dia 25, afim de levar até o Supremo Tribunal Federal a questão da successão presidencial no Rio Grande do Sul.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de dezembro na história

1942 - Fusão do Botafogo Futebol Club com o Clube de Regatas Botafogo.
1949 - Nacionalistas chineses fogem para Taiwan, após a vitória da revolução liderada por Mao Tsé Tung. 
1978 - Morre a primeira ministra de Israel Golda Meir.
1980 - John Lennon, integrante dos Beatles é assassinado em N. York. 
1994 - Morre o compositor e maestro Tom Jobim. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895