Revolucionários paraguaios ameaçam invadir propriedades no Brasil e população pede ajuda ao governo

Revolucionários paraguaios ameaçam invadir propriedades no Brasil e população pede ajuda ao governo

Correio do Povo do dia 11 outubro de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Oficiais rebeldes na Guerra civil do Paraguai

publicidade

A revolução no Paraguay 

Rio, 10 - Noticias chegadas de Ponta Porã informam que um grupo de revolucionarios paraguayos, gente de Placido Jara, vinha, ha dias, ameaçando a fronteira brasileira, com o fim de apoderar-se de recursos de guerra, gado, cavallos e mantimentos. Informado disso, o delegado de policia do municipio, com o pequeno contigente da Força Publica de que dispunha e ajudado por civis, ao mando do coronel Valencio de Brum, dirigiu-se para o ponto ameaçado, que era o logar denominado S. José, perto de Amambahy, chocando-se ali com os bandoleiros de Placido Jara, sob o commando de Hugo Romero. A população clama pela presença da força federal, sufficientemente numerosa, que assegure o respeito á soberania do paiz, que está exposta a essas incursões de bandoleiros.

DIVERSAS

A successão presidencial do Estado
Para o interior do Estado partirá, amanhã, em propaganda da candidatura do dr. Assis Brasil á successão presidencial do Rio Grande do Sul, a primeira das commissões organisadas pelo Gremio Civico Rio Grandense. Em reunião politica realisada ante-hontem, na villa de Viamão, foi resolvido suffragar, na proxima eleição para presidente do Estado, o nome do dr. Assis Brasil, e para vice-presidente, o dr. Wenceslau Escobar. Foi, por ultimo, resolvido dar sciencia desta resolução, telegraphicamente, aos respectivos candidatos. 

Uma ameaça á saude publica - Pedem-nos chamemos a attenção de quem competir para o seguinte facto, de interesse para a saude publica: As carroças da Limpeza Publica retiram diariamente da Santa Casa de Misericordia e das Casas de Saude existentes nesta capital o lixo, onde vem misturados gases e papeis servidos por doentes atacados de toda a especie de enfermidades, algumas contagiosas. Si esse lixo fosse logo incinerado não seria nada, mas isso não acontece, pois é despejado perto das portas do forno de incineração, onde diariamente muitas carroças de chacareiros vão buscal-o antes de ser queimado, afim de empregal-o como adubo nas plantações de verdura. Ora isso é uma grave ameaça a saude pública.

TELEGRAMMAS

A candidatura Assis Brasil

A sua repercussão em São Paulo

S. Paulo, 10 - O “Estado de S. Paulo” publicou, na integra, em logar especial, o telegramma em que o dr. Assis Brasil respondeu ao apello que lhe foi feito para aceitar a sua indicação á presidencia desse Estado. A resposta do dr. Assis Brasil tem sido muito elogiada. Um grupo de rio-grandenses aqui residentes, resolveu enviar ao dr. Assis Brasil um telegramma de applauso a sua candidatura. Entre os signatarios figura o coronel Felippe Portinho, chefe federalista da região serrana desse Estado. 
Pelotas, 10 - O comité pró-Assis Brasil, protestando solidariedade á sua candidatura, e o comité pró-Assis Brasil dirigiu o seguinte telegramma circular aos drs. Epitacio Pessoa, Arthur Bernardes, Raul Soares e Washington Luiz: “Communicamos respeitosamente vossa senhoria que organizamos comité propaganda candidatura á presidencia do Estado do eminente republicano, dr. Assis Brasil, contra a reeleição pela 5ª vez, do actual presidente, Borges de Medeiros. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de outubro na história

1908 - Nasce o compositor Cartola.
1922 - Inauguração do Museu Histórico Nacional.
1940 - Primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira.
1963 - Morre a cantora francesa Edith Piaf. 
1977 - Criação do Mato Grosso do Sul.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895