Ruy Barbosa renuncia o cargo de senador

Ruy Barbosa renuncia o cargo de senador

Correio do Povo do dia 13 de março de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Ruy Barbosa

publicidade

A renuncia do senador Ruy Barbosa

Rio, 12 - A resolução do sr. Ruy Barbosa, renunciando ao mandato de senador pela Bahia e declarando retirar-se da vida politica constituinte, desde hontem, é o assumpto obrigado de todas as rodas. Os jornaes, em sua unanimidade, tratam do gesto do grande brasileiro, tecendo, a respeito, largos e variados commentarios. O Jornal do Commercio diz que não haverá ninguem amigo ou adversario do sr. Ruy Barbosa, que deixe de deplorar a sua retirada da vida politica, porque a sua presença no scenario politico foi sempre um motivo de orgulho para a Nação, accrescentando que o sr. Ruy Barbosa resume na sua personalidade toda a chronica do Brasil mental e politico contemporaneo.”O relevo universal do nome de grande mestre do direito - conclue o “Jornal do Commercio’ - não lhe permitte a elle proprio a esse afastamento summamente prejudicial á causa brasileira; mas si se obstinar o sr. Ruy Barbosa na sua idéa, consolemo-nos ao mesmos com a esperança de que a sua maravilhosa ancianidade ainda nos beneficie com a revisão de sua gigantesca obra de jurista, politico e semeador de belezza e nos favoreça com outros louvores em que é sempre fertil o seu privilegiado engenho, gloria immortal da nossa lingua, honra maxima da cultura do Brasil e elevação do pensamento liberal”.

DIVERSAS

Serviço de bondes - Como medida provisoria, a titulo de experiencia e tambem para descongestionar o trafego na rua Marechal Floriano, o serviço de bondes da Companhia Força e Luz, a partir do dia 16 do corrente em deante, soffrerá forte alteração. Nas linhas Theresopolis, Gloria, Parthenon, Azenha, Venancio Ayres e Republica, será feito, simultaneamente e alternadamente ora pela praça Conde de Porto Alegre, (Portão), e via Circular, pelo Gazometro. Os bondes Venancio Ayres e Republica, que trafegarem pela linha Circular irão novamente até o pavilhão da Exposição Agro-Pecuaria, á avenida 13 de Maio, tendo placas com o dizer “Exposição” e outros “Gazometro”. A companhia Força e Luz está organisando o horario que será observado neste novo serviço.

Peste bubonica - Hontem foram registrados dois casos fataes de peste bubonica. Um delles deu-se no Hospital de Isolamento, sendo a victima Ferrari Leonardo, com 23 annos de idade, branco, solteiro, natural da Italia. Ferrari fôra transferido ha dois dias para a Santa Casa.

TELEGRAMMAS

A conferencia de Londres

Washington, 12 - As forças americanas que se acham no Rheno não tomarão parte alguma no controle das Alfandegas, mas não opporão nenhum obstaculo a qualquer medida que os alliados adotem.

A sessão do Reichstag

Berlim, 12 - O Reichstag approvou, em segunda discussão, o orçamento do Ministerio das Finanças. Em seguida, o ministro do Interior pronunciou um discurso, preconisando diversas reformas parlamentares, e falou na competencia de varios estados allemães para intervirem nas questões internas.

Os culpados da Guerra

Berlim, 12 - O secretario do Ministerio da Justiça declarou que o processo conta os culpados da guerra será iniciado dentro de algumas semanas logo que esteja terminado o inquerito mandado abrir a respeito. Os presentes acontecimentos não retardaram, em absoluto, o julgamento daquelles cuja culpabilidade fôr apurada.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de março na história

1838 - Estreia a primeira peça teatral brasileira “O Poeta e a Inquisição”. 
1895 - Revolta na Escola Militar do Rio de Janeiro. 
1962 - Duque de Caxias é escolhido o patrono do Exército, por decreto.
1964 - Comício na Central do Brasil pró-reformas de base reúne 200 mil.
1967 - Criação da Lei de Segurança Nacional pelo decreto-lei 313. 
1992 - Morre a Irmã Dulce, freira dedicada às obras sociais.

O dia 14 de março na história

1883 - Morre Karl Marx, teórico socialista alemão. 
1905 - Albert Einstein formula a Teoria da Relatividade.
1937 - Pio XII denuncia em encíclica o regime de Hitler. 
1955 - Transistor chega ao rádio, diminuindo tamanho dos aparelhos.
1978 - Morre o compositor Ismael Silva. 
1980 - Apreensão do Jornal O Pasquim. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895