São Paulo se prepara para receber os reis belgas enfeitando a cidade

São Paulo se prepara para receber os reis belgas enfeitando a cidade

Correio do Povo do dia 7 de outubro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A visita do rei belga aos estados brasileiros gerou grande expectativa.

publicidade

Os reis da Bélgica no Brasil 

S. Paulo, 5 - A prefeitura desta capital mandou publicar o seguinte manifesto: “Ao povo de S. Paulo - devendo chegar hoje a esta capital, ás 6 da tarde, os reis belgas, o presidente da Republica e suas comitivas, a municipalidade pede a todo o commercio que particulares que, tomando na devida conta tão importante acontecimento, providenciem para que as suas casas sejam embandeiradas, illuminadas e enfeitadas de modo que as ruas correspondam á honra de tão insignes visitas”. Sua majestade só receberá as pessoas que houver mandado convidar, havendo na portaria do palacio um livro especialmente destinado a recolher os nomes de quantos forem cumprimentar sua majestade. Em festa ou qualquer recepção que sua majestade queira dar será observado o cerimonial do presidente da Republica.

DIVERSAS

Escola de Aviação - Em varias reuniões realisadas, o conselho deliberativo do Tiro de Guerra nº 318 resolveu crear uma escola de aviação. Afim de organisar as suas bases e apresentar um projecto sobre a mesma, o referido conselho incumbiu o aviador rio-grandense Alfredo Daudt. Em nova reunião effectuada hontem, e perante o conselho director do Tiro nº 308, o aviador Daudt apresentou seu projecto, que depois discutido foi approvado. A escola de aviação começará a funccionar com 3 apparelhos S. V. A., munidos de motores Fiat, da força de 110 cavallos e 6 cylindros. Esses apparelhos são do mesmo typo dos adoptados pelo governo italiano. O custeio e acquisição de aeroplanos vão ser feitos por meio de subscripção popular e festas. O Tiro de Guerra n º 318 vae se dirigir aos seus co-irmãos do interior, no sentido de obter o seu concurso para levar avante, quanto antes, a sua iniciativa. Em reunião a realisar-se amanhã, o Tiro 318 tratará definitivamente da creação da escola de aviação.

Escola Remington - O sr. Carlos A. Mennet, director desta escola de dactylographia, com o intuito de ampliar a instrucção commercial, offereceu ao dr. Alcides Flôres Soares, director do Collegio Complementar, diversos curso gratuitos na sua escola para alumnas deste collegio. O dr. Flôres Soares aceitou o offerecimento e indicou já 4 das alumnas do ultimo anno que com grande aproveitamento já estão ha tempo frequentando as aulas.

TELEGRAMMAS

O estado de saude do senador Ruy Barbosa

Rio, 6 - Communicam de Palmyra que se têm accentuado grandes melhoras na saude do senador Ruy Barbosa, o qual tem aproveitado as manhãs em longos passeios a pé, nos arredores do Hotel dos Convalescentes. O eminente brasileiro continua a receber inumeros telegrammas e cartões de pessoas que se rejubilam como restabelecimento da sua saude.

A luta entre polacos e bolchevistas

Varsovia, 6 - As vanguardas do exercito do norte, perseguindo o inimigo, atravessaram o Niemen, tendo um destacamento posnaniano que attingiu Nieswiez, apreendido um trem blindado lithuaniano que tinha bombardeado as posições polacas a margem sul depois do armisticio. O principe Sapieha, ministro dos Extrangeiros, deixou Varsovia com destino a Riga, onde permanecerá alguns dias para informar-se da marcha das negociações ali entaboladas entre os delegados polacos e “sovietistas”. Um communicado official annuncia que grupos dos exercitos do norte estão perseguindo o inimigo que já attingiu a Mir. Reina panico no exercito inimigo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de outubro na história

1913 - Henry Ford inaugura linha de montagem em Highland Park, acelerando a produção de carros.
1932 - Criação da Ação Integralista, por Plínio Salgado.
1934 - Integralistas e comunistas enfrentam-se na praça da Sé, em São Paulo, causando a morte de cinco pessoas. 
1984 - Primeiro bebê de proveta brasileiro nasce em Curitiba. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895