Santa Casa colocava à venda alguns de seus imóveis

Santa Casa colocava à venda alguns de seus imóveis

Correio do Povo do dia 2 de janeiro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Imóveis pertencentes à Santa Casa tinham interessados.

publicidade

Assembléa geral da Santa Casa

O dr. Victor de Brito, provedor da Santa Casa de Misericordia convocou para o dia 27 do corrente, ás 20 horas, uma sessão de assembléa geral dos irmãos daquelle pio estabelecimento, para tratar do disposto no artigo 153, paragrapho 2º, do Compromisso da Santa Casa, que tem por fim deliberar sobre a venda de bens de raiz, rusticos ou urbanos, que fizeram parte do seu patrimonio. Ao que sabemos a provedoria da Santa Casa recebeu uma proposta para a venda dos predios que possue na rua de Misericordia, esquina da praça Independencia, assim como o terreno existente no lado da mesma praça, fazendo fundos para os mesmos predios. Ouvimos ainda que a proposta fôra apresentada pelo sr. José Pilla, que offerece a importancia de duzentos contos de réis pelos terrenos que menciona na offerta apresentada. Segundo corre é intenção do sr. José Pilla mandar construir no ponto referido, caso realise essa transacção, um grande cinema-theatro, que será dotado do mais completo conforto. Na sessão de assembléa geral convocada, será resolvida a deliberação a tomar.

DIVERSAS

O cáes da capital - O Governo do Estado, por acto de hontem, distribuiu a verba de cinco mil e duzentos e sessenta contos de réis designada á construcção do cáes de Porto Alegre e constante da tabela II, do orçamento da despeza especial para o exercicio de 1921. Esse novo acto do governo é concebido nos termos seguintes: “O presidente do Estado do Rio Grande do Sul, na distribuição da verba de cinco mil e duzentos e sessenta contos de réis, autorizado pela lei nº 268, de 30 de novembro do corrente anno, tabella II, do orçamento da despesa especial para a construcção do cáes de Porto Alegre, determina, no uso de attribiuição que lhe confere a Constituição, art. 20 nº 4, que se observe a tabella annexa, explicativa da despesa: - Cáes de Porto Alegre - Administração 100:000$. Compra de instrumentos de engenharia e material de expediente, 60:000$. Infraestructura - Construcção de muros de 4 a 6 metros 2.000:000$, Terraplanagens e calçamentos, 600:000$. Superstructura metallica e respectivas installações, 2.500:000$.

TELEGRAMMAS

Anno Novo

Taquary, 1 - Em commemoração á data de hoje, acham-se embandeirados os edificios publicos, tendo o commercio local fechado as suas portas.

Jaguarão, 1 - O Club Harmonia realizará hoje um grande baile a phantasia para commemorar a passagem do anno novo.

Santa Cruz, 1 - O Club União Gymnastica, com os respectivos salões artisticamente ornamentados commemorou a entrada do anno novo, realizando varias festas.

Concerto

Garibaldi, 31 - Os srs. Humberto Saraiva e e Benitus Pedreira, respectivamente violinista e pianista actualmente nesta localidade, pretendem realizar brevemente um concerto, nos salões do Club Borges de Medeiros. O programma para este concerto está sendo bem organizado. Para este concerto, promovido por aquelles alumnos do Conservatorio de Musica dessa capital, ha intenso enthusiasmo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de janeiro na história

1885 - Chegam a Porto Alegre, onde são recebidos festivamente, o Conde e a Condêssa d’Eu.
1919 - Com a participação do Brasil, a Conferência de Versalhes estabelece regras para o pós-guerra.
1921- Fundação do Esporte Clube Cruzeiro. 
1971 - Desabamento de arquibancada na Escócia mata 100 pessoas.

O dia 3 de janeiro na história

1910 - Greve dos trabalhadores britânicos por jornada de trabalho de oito horas diárias. 
1934 - “A Voz do Brasil” passa a ser irradiada em cadeia nacional de rádio, na época como “A Hora do Brasil”.
1959 - Início da produção do fusca no Brasil.
1984 - Expedição brasileira parte para construir base na Antártida. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895